Pós-Graduação - Análises Clínicas - IPESSP

Análises Clínicas

Estude com a referência número 1 em cursos superiores da área da Saúde em São Paulo. Pensou em Análises Clínicas? A resposta é a IPESSP. Onde a tradição encontra a inovação.

Detalhes

Estrutura

Carga-horária

360 horas

Próxima turma em

NOTURNO 15/05/2024 MENSAL 25/05/2024

ALUNOS POR TURMA

30 alunos

VAlOR DA MENSALIDADE

NOTURNO 18 x R$610,00 MENSAL 24 X R$624,00

Informações

Sobre o curso

A Especialização em Análises Clínicas do IPESSP foca no aprendizado sobre equipamentos e ensaios laboratoriais, com ênfase na interpretação e correlação clínico-laboratorial. O curso destaca a importância da medicina laboratorial, que evoluiu significativamente, abrangendo não apenas avanços tecnológicos, mas também gestão de pessoas, processos, modelos de negócios e inovação. É ressaltada a necessidade de os profissionais do laboratório focarem na qualidade técnica e na gestão eficiente do tempo e atendimento. O programa inclui 30% de carga horária prática, preparando os alunos para resolver problemas complexos e atuar no mercado de trabalho, utilizando técnicas avançadas para investigar diversas condições de saúde. Além disso, aborda a elaboração de projetos de pesquisa e aspectos administrativos para gerir laboratórios de análises clínicas. O curso é voltado para profissionais formados em áreas como Biologia, Biomedicina, Farmácia-Bioquímica, Medicina e Medicina Veterinária.

Outras informações

Coordenação

Dr. Sandro Jorge Januário

Mestre e pesquisador em Saúde Pública pelo Instituto Adolfo Lutz. Membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas e docente do CRF-SP. Professor em cursos de Pós-graduação. Farmacêutico graduado pela UFRN. Analista Clínico habilitado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Especialista em Educação em Saúde Pública pela FIOCRUZ.

Informações para matrícula

No sistema de Matrícula Online do IPESSP, para garantir sua vaga é preciso que realize o pagamento da taxa de matrícula por débito, crédito, pix ou boleto bancário no link “PAGUE AQUI SUA MATRÍCULA” que se encontra na página do curso de interesse.

Assim que o pagamento for recebido e a turma confirmada, você receberá um Login e Senha do nosso sistema, localizado na página inicial do Site do Ipessp, onde deverá preencher seus dados e anexar a documentação pessoal (CPF, RG, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento/Casamento), a documentação acadêmica (Histórico Escolar, Declaração de Conclusão de Curso/ Certificado de Conclusão de curso e Diploma).

Clique aqui para visualizar o Credenciamento FIPESSP, Portaria n° 1.272, publicada no D.O.U

CONTEÚDO

GRADE DISCIPLINAR

Bioquímica Clínica – Neste módulo serão abordados temas:

– Métodos utilizados no laboratório de análises clínicas, em bioquímica;

– Coleta, manuseio e estabilidade das amostras biológicas, interferências de origem endógenas e exógenas nos exames bioquímicos.

– Rotina e investigações laboratoriais relacionadas com distúrbios hidroeletrolíticos, doenças cardíacas, doenças renais, doenças hepáticas e endócrinas, dislipidemias entre outros.

 
  
  
  
  
  
  
  
  
  

Hematologia Clínica: Neste módulo serão abordados temas:

– Métodos utilizados no laboratório de análises clínicas, em hematologia;

– Coleta, manuseio e estabilidade das amostras biológicas, interferências de origem endógenas e exógenas nos exames hematológicos.

– Rotina e investigações laboratoriais relacionadas com hemácias, leucócitos e plaquetas normais e suas alterações, tais como: anemias, leucemias e distúrbios plaquetários.

 
  
  
  
  

Microbiologia Clínica: Neste módulo serão abordados temas:

– Características morfológicas e fisiológicas das principais bactérias de interesse médico.

– Coleta, manuseio e estabilidade das amostras biológicas, interferências de origem endógenas e exógenas nos exames microbiológicos.

– Rotina e investigações laboratoriais relacionadas com isolamento e identificação bacteriana:  funcionamento dos meios de cultura, técnicas utilizadas para isolamento e, identificação morfológica e bioquímicas das principais bactérias de interesse médico.

 – Teste de sensibilidade aos antimicrobianos (antibiograma) utilizados no laboratório de análises clínicas, em microbiologia;

 
  
  
  
  

Parasitologia Clínica: Neste módulo serão abordados temas:

– Aspectos sobre ciclo evolutivo, morfologia, patogenia e diagnóstico laboratorial dos protozoários e helmintos intestinais

– Coleta, manuseio e estabilidade das amostras biológicas, interferências de origem endógenas e exógenas nos exames parasitológicos.

– Rotina e investigações laboratoriais, metodologias usuais, empregadas no diagnóstico das principais protozooses (protozoários) e helmintoses (helmintoses).

 
  
  
  
  

Hemostasia: Neste módulo serão abordados temas:

– Aspectos gerais sobre os processos fisiológicos e patológicos envolvidos na Hemostasia.

– Coleta, manuseio e estabilidade das amostras biológicas, interferências de origem endógenas e exógenas nos exames laboratoriais relacionados com o estudo da coagulação.

– Rotina e investigações laboratoriais, metodologias, empregadas no diagnóstico das hipocoagulabilidades (doenças hemorrágicas) e hipercoagulabilidades (doenças trombóticas).

 
  
  
  
  

Imunologia Clínica: Neste módulo serão abordados temas:

– Aspectos sobre a resposta imunológica, principais componentes da resposta inata e adaptativa correlacionados com as diversas patologias provocadas por distúrbios ou ativação do sistema imunológico

– Coleta, manuseio e estabilidade das amostras biológicas, interferências de origem endógenas e exógenas nos exames laboratoriais, em imunologia.

– Rotina e investigações laboratoriais, metodologias usuais, empregadas no diagnóstico sorológico das doenças virais, parasitárias, bacterianas, bem como doenças autoimunes.

 
  
  
  
  
  

Tecnologias em Medicina Diagnóstica: Neste módulo serão abordados temas:

– Princípios metodológicos envolvidos na Espectrometria de Massa, testes imunocromatográficos e imunofluorimétricos (POCT) e Biologia Molecular aplicados em laboratórios de análises clínicas

– Aplicação de testes imunocromatrográficos e imunofluorimétricos.

– Aplicação de testes de Biologia Molecular no diagnóstico clínico.

  
  
  
  
  
  

Urinálise e Líquidos Cavitários: Neste módulo serão abordados temas:

– Aspectos fisiológicos sobre a formação da urina e dos líquidos cavitários (líquido sinovial, líquido peritoneal, líquido cefalorraquidiano (LCR) entre outros).

– Coleta, manuseio e estabilidade das amostras biológicas, utilizadas nos exames de urina de rotina e líquidos cavitários.

– Rotina e investigações laboratoriais, metodologias usuais, empregadas na análise da urina e líquidos cavitários empregadas na avaliação laboratorial dos processos inflamatórios e infecciosos destes.

– Exame de urina rotina: análise química, física e pesquisa de elementos anormais (sedimentoscopia).

  
  
  

Gestão e Garantia da Qualidade: Neste módulo serão abordados temas:

– Principais ferramentas para assegurar a confiabilidade dos resultados das análises nos laboratórios clínicos: Controle Interno da Qualidade (CQI) e Controle Externo da Qualidade (CQE).

– Principais ferramentas aplicadas na gestão da qualidade: Ciclo PDCA, Diagrama de Pareto, Carta controle entre outras.

– Normas e Legislações aplicadas ao laboratório clínico.

– Acreditação e Certificação em laboratórios clínicos.

   
   
Gestão laboratorialTeórico – EAD 
Gestão da qualidadeTeórico – EAD 

Referência

pOr que estudar no ipessp?

Aulas práticas em laboratório

Aulas práticas em laboratório com foco em técnicas, legislação e gestão na área da saúde. Inclui visitas técnicas, um programa de monitoria, e a oportunidade dos alunos atuarem por três meses no laboratório.

ESTRUTURA DE PONTA

Nossos laboratórios são equipados com o que há de mais moderno no mercado. O ensino é 100% individualizado, ou seja, você não vai ter que dividir nossos equipamentos. Aprenda do seu jeito, no seu momento.

PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Todo o nosso corpo docente é feito de mestres e doutores, graduados e respeitados na área da saúde. Estude ao lado de profissionais de renome e alcance a sua valorização no mercado de trabalho.

DEPOIMENTOS

QUEM ESTUDA, NÃO SE ARREPENDE E RECOMENDA

Fiz cursos de Atualização, Capacitação, duas Pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia e Biologia Molecular que me ajudaram a conseguir uma colocação profissional e a prestar um bom serviço.

Valeska Silveira
Biologia Molecular
Foto Sheila Menegati

Após me tornar especialista em Hematologia Laboratorial e Hemoterapia pelo IPESSP fui convidada a ser docente no CEUNSP, em Itu.

Sheila Menegati
Hematologia Laboratorial
Foto Andressa Germano

Tornei-me em especialista em Citologia Clínica com ênfase em citologia cérvico-vaginal pelo IPESSP e atualmente é Histotécnica no Hospital Brigadeiro.

Andressa Germano
Citologia Clínica
Foto Karen Nogueira

Tornei-me especialista em Hematologia e Hemoterapia Laboratorial pelo IPESSP e atualmente, sou docente do IPESSP e também em outras instituições.

Karen Nogueira
Hemoterapia Laboratorial

A excelência está a um clique de distância

Inscreva-se agora mesmo