Biologia Molecular e Citogenética

Carga horária 420 Horas
Previsão de início Em 14/03/2023
quinzenal
Previsão de início Em 6/02/2021
mensal
Biologia Molecular

Ícone Doc sobre o curso

Pós-graduação em Biologia Molecular e Citogenética do IPESSP aprimora o conhecimento técnico-científico de profissionais de várias áreas da saúde e acadêmicas que trabalham ou estudam sobre o tema.

Contando com professores com doutorado e mestrado em instituições como USP e UNIFESP, o curso aprofunda os conteúdos transmitidos durante a graduação, a ponto de preparar os profissionais para o mercado de trabalho, para concursos públicos ou mesmo na atualização, fundamental em uma área onda há constante evolução e novidades científicas.

Durante o curso ministrado por sistema de módulos de ensino, o profissional fixa os principais conceitos ligados à Biologia Molecular, bem como domina temas como replicação de ácidos nucleicos e genética bacteriana, técnicas de PCR, microarranjos, síntese das proteínas, apoptose e sequenciamento do DNA, entre outros, por meio de discussão de casos.

Público-alvo: Graduados ou tecnólogos em Medicina, Farmácia, Biomedicina, Biologia, Enfermagem e Química.

Ícone Doc Grade disciplinar

A Pós-graduação em Biologia Molecular e Citogenética do IPESSP aprimora o conhecimento técnico-científico de profissionais de várias áreas da saúde e acadêmicas que trabalham ou estudam sobre o tema. Prepara os profissionais para o mercado de trabalho, para concursos públicos e para atualização profissional.

Aborda os conceitos básicos e teóricos da Biologia Molecular. Ensina a estrutura e função dos ácidos nucléicos e seu papel informacional. Descreve a organização genômica dos procariotos e eucariotos. Introduz os alunos aos procedimentos laboratoriais básicos em Biologia Molecular.

Descreve os mecanismos da replicação do DNA em procariotos e eucariotos e o papel das mutações e seus reparos. Introduz aos alunos a técnicas de amplificação in vitro dos ácidos nucléicos. Descreve teoria e a genética bacteriana.

Aborda as diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão, documentação de textos, elaboração de seminários, artigos científicos, resenha e monografias. Ensina as modalidades, construção, formatação de um projeto de pesquisa.

Os aspectos principais do fluxo da informação gênica intracelular, na disciplina transcrição do RNA. Apresenta os mecanismos presentes no processamento do RNA eucarioto. Inicia os alunos na aprendizagem das técnicas de detecção da expressão gênica como PCR em Tempo Real e Microarranjos.

Mecanismos da síntese proteica celular e do processamento das proteínas, processos de sinalização celular e apoptose que resultam na modulação da expressão gênica da célula. Técnicas de sequenciamento do DNA.

Aspecto, estrutura e função dos cromossomos humanos e conceito de cariótipo normal. Alterações do cariótipo normal e suas consequências para a saúde humana.

Ícone Doc Nossa Coordenação

Dr. Luiz Mario Janini

Médico. Possui Mestrado e Doutorado pela UFRJ, com Pós-graduação no Center for Disease and Control, em Atlanta, nos EUA e pós- doutorado na Fundação Henry M. Jackson, em Washington DC, EUA, e pela UNIFESP.

Ícone CV Latter

Ícone Doc Informações para matrícula

Enviar os documentos abaixo digitalizados para o e-mail → inscricao@ipessp.edu.br:

  • Comprovante de endereço (luz, telefone ou água)
  • Cópia do RG (CNH não é válida)
  • Cópia do CPF
  • Cópia do diploma de graduação (trazer original no primeiro dia de aula)
  • Currículo resumido
  • Foto 3/4 (trazer no primeiro dia de aula)
  • Histórico Escolar
  • Certidão de Nascimento ou Casamento, quando aplicado
  • Comprovante de depósito / transferência da taxa de matrícula

Você também poderá enviar os documentos por correio ou, então, nos fazer uma visita no endereço:

Rua Dona Antonia de Queirós, 333
Bairro Consolação • São Paulo / SP
01415-000



Clique aqui para visualizar o Credenciamento FIPESSP, Portaria n° 1.272, publicada no D.O.U

Quantidade de
Alunos
25
quinzenal
Valor do Investimento
640,00
MENSALIDADE

24x (Desconto Pontualidade). Sem desconto, R$ 1.280.

Mais Informações

Deixe seus dados para que possamos entrar em contato.

    Inscrição no curso

    Faça agora mesmo sua inscrição e garanta sua vaga.








    Voltar e ver página de detalhes do curso
    Compartilhe