Farmácia Hospitalar em Oncologia

Carga horária 420 Horas
Previsão de início
mensal
Pós-graduação Farmácia Hospitalar em Oncologia (IPESSP)

Farmácia Hospitalar em Oncologia

Ícone Doc sobre o curso

O curso de Pós-graduação em Farmácia Hospitalar em Oncologia especializa o profissional farmacêutico para esta nova atuação conforme estabelecida na resolução nº 623 do Conselho Federal de Farmácia. Aborda técnicas de gerenciamento de materiais e medicamentos, com foco no terapêutica farmacológica do paciente oncológico.

A dinâmica do desenvolvimento tumoral, em todas as suas etapas; eventos moleculares e celulares na identificação de fatores genéticos, epigenéticos e fisiopatológicos relacionados à gênese, ao desenvolvimento e tratamento das neoplasias.

Conheça o fluxo operacional da farmácia hospitalar com enfoque na área oncológica: estrutura organizacional, processo de seleção, sistemas de distribuição, controle e central de informações sobre medicamentos.

Público-alvo: Profissionais ligados à Farmácia Hospitalar com curso superior completo (graduação) reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em Farmácia.

Ícone Doc Grade disciplinar

O curso de Pós-graduação em Farmácia Hospitalar em Oncologia especializa o profissional farmacêutico para a nova realidade na área de farmácia hospitalar oncológica (de acordo com a resolução nº 623 do CFF), transmitindo os conhecimentos técnicos de gerenciamento de materiais e medicamentos, com foco no terapêutica farmacológica do paciente oncológico.

  • Fornece aos alunos conceitos sobre a dinâmica do desenvolvimento tumoral, em todas as suas etapas. Eventos moleculares e celulares serão abordados para identificar fatores genéticos, epigenéticos e fisiopatológicos relacionados à gênese, desenvolvimento e tratamento das neoplasias.
  • Abordagem sobre conceitos básicos necessários sobre farmacologia, aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos dos fármacos antineoplásicos e fármacos adjuvantes e de suporte no tratamento do paciente oncológico.
  • Aspectos farmacoterapêuticos dos fármacos antineoplásicos, fármacos adjuvantes e de suporte utilizados no tratamento de pacientes oncológicos. Temas como farmacologia clínica, reações adversas a medicamentos (RAM), atenção e assistência farmacêutica ao paciente oncológico.
  • Conhecimentos sobre o fluxo operacional da farmácia hospitalar com enfoque em uma farmácia hospitalar oncológica: estrutura organizacional, processo de seleção, sistemas de distribuição, controle e central de informações sobre medicamentos.
  • Aspectos gerais do planejamento e implementação de farmácia hospitalar oncológica, gestão de estoque em ambiente hospitalar, provisão de materiais e medicamentos, armazenagem de medicamentos e qualificação de fornecedores também serão abordados.
  • A importância das Boas Práticas em Ambiente Hospitalar será frisada, de modo a fornecer conhecimentos para que estes sejam capazes de criar e implementar tais ações em seus ambientes de trabalho, com vistas a respeitar a legislação vigente.
  • O papel do farmacêutico dentro da CCIH será discutido, fornecendo informações sobre os principais indicadores e ferramentas da qualidade usadas em ambiente hospitalar que permitam a identificação de situações e casos onde possa ocorrer infecção hospitalar, além da proposição de estratégias para prevenção e controle de infecção hospitalar.
  • A interação da equipe farmacêutica dentro da equipe multi e interdisciplinar será abordada neste módulo.
  • Módulo que aborda aspectos técnicos sobre a prática clínica farmacêutica. Metodologias, técnicas e sistemas que auxiliam no acompanhamento farmacoterapêutico do paciente (focado para a área oncológica). Discussões de casos e simulação de técnicas utilizadas no dia a dia da farmácia clínica oncológica.
  • Fundamentos e diretrizes sobre a estrutura organizacional da central de quimioterapia, com enfoque na instalação, infraestrutura, logística e manutenção da central de quimioterapia.
  • Após a compreensão do funcionamento da central de quimioterapia e do conhecimento adquirido sobre os fármacos antineoplásicos e de suporte, os pós-graduandos obterão neste módulo conhecimentos e técnicas sobre aspectos químicos, manipulação, conservação e envase dos antineoplásicos, fármacos adjuvantes e de suporte utilizados na terapia oncológica.
  • Visitas técnicas e aulas interativas permitirão uma melhor compreensão dos conhecimentos e técnicas transmitidos neste módulo.
  • Abordagem sobre terapias antineoplásicas não farmacológicas, tal como procedimentos cirúrgicos, radioterapia e terapia nutricional. A interação do farmacêutico com outros profissionais da equipe multi e interdisciplinar de assistência ao paciente oncológico será abordada de modo a compreender a interferência destes procedimentos na terapia farmacológica e a melhor compreensão do quadro do paciente oncológico como um todo.
  • Fundamentos sobre técnicas de medicina diagnóstica (histopatologia, patologia, imunohistoquímica, diagnóstico por imagem, hematologia, bioquímica, entre outros) que permitam uma melhor compreensão sobre o diagnóstico e acompanhamento da evolução do paciente oncológico.
  • Neste módulo os pós-graduandos poderão compreender melhor o processo de pesquisa na área de oncologia, onde serão abordados temas que vão desde o desenvolvimento de um medicamento antineoplásicos, pesquisa não-clínica, pesquisa clínica, farmacovigilância, desenvolvimento de ferramentas diagnósticas, terapias adjuvantes entre outros. Visitas a laboratórios de pesquisa poderão ilustrar melhor o processo de pesquisa na área oncológica. Este módulo também visará fornecer aos alunos conhecimento que permita-os delinear projetos de pesquisa na área, desenvolvendo o aspecto científico que já é intrínseco do profissional farmacêutico, de modo que suas práticas profissionais sejam regidas por argumentos racionais e embasados cientificamente.
  • Capacitar o aluno para a execução de projeto de pesquisa em suas diversas etapas, preparação de aulas, seminários e discussão de casos. O conhecimento e conhecimento científico. A importância da pesquisa na universidade. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e documentação de textos e elaboração de seminários, artigos científicos, resenha e monografias. Modalidades de pesquisa. Formas de construção e formatação do projeto de pesquisa.

Ícone Doc Nossa Coordenação

Sandro Jorge Januário

Farmacêutico, pesquisador em Saúde Pública aplicada à Virologia no Centro de Controle de Doenças do Instituto Adolfo Lutz-SP. Especialista em Saúde Pública e Educação pela Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ. Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e analista clínico na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

Ícone Mail Ícone CV Latter

Ícone Doc Informações para matrícula

Enviar os documentos abaixo digitalizados para o e-mail → inscricao@ipessp.edu.br:

  • Comprovante de endereço (luz, telefone ou água)
  • Cópia do RG (CNH não é válida)
  • Cópia do CPF
  • Cópia do diploma de graduação (trazer original no primeiro dia de aula)
  • Currículo resumido
  • Histórico Escolar
  • Foto 3/4 (trazer no primeiro dia de aula)
  • Comprovante de depósito / transferência da taxa de matrícula

Você também poderá enviar os documentos por correio ou, então, nos fazer uma visita no endereço:

Alameda Franca, 1604 – Jardins  •  São Paulo – SP  •  01422-001

Quantidade de
Alunos
25
Valor da
Matrícula
200,00
mensal
Valor do Investimento
499,00
MENSALIDADE

24x

Já com 30% de desconto apresentando a carteirinha do CRF.

Inscrição no curso

Deixe seus dados para que possamos entrar em contato.

Você poderá pagar com pagseguro

Inscrição no curso

Faça agora mesmo sua inscrição e garanta sua vaga.



Previsão de Inicio: - mensal -
Quantidade de Vagas: 25
Carga Horária: 420 horas
Observação: É reservado ao IPESSP o direito de alterar datas, horários, programas e cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de inscritos. Neste caso, o candidato poderá solicitar o reembolso do valor pago da matrícula ou, então, aguardar pela nova data a ser comunicada via e-mail ou telefone. Caso a turma prevista aconteça, mas o candidato não queira mais participar da mesma, o pagamento da matrícula não será devolvido para cobrir os custos administrativos.



Voltar e ver página de detalhes do curso
Compartilhe