Citogenética Humana – O aborto espontâneo é uma das complicações mais comuns da gravidez

Publicado em em
Citogenética Humana – O aborto espontâneo é uma das complicações mais comuns da gravidez

O aborto espontâneo é uma das complicações mais comuns da gravidez, diz estudo

Comparar os resultados obtidos pela metodologia clássica e molecular na análise de produtos de concepção, as vantagens e desvantagens de cada método foram os objetivos do artigo publicado na Revista Einstein

“A maioria dos resultados anormais foi observada até a nona semana de gestação”, apontou a professora Claudia Huerta, Coordenadora do curso de Citogenética Humana do IPESSP.

São várias as causas relacionadas ao aborto, como idade materna, desequilíbrios endócrinos, fatores autoimunes, doenças infecciosas, anomalias de implantação ou uterinas e anomalias cromossômicas presentes em um dos membros do casal ou no embrião.

Sem dúvida o avanço científico e metodológico nas áreas de Citogenética e de Biologia Molecular tem se mostrado essencial para elucidar as causas de abortamento espontâneo”, acrescenta Huerta.

“No entanto, a citogenética clássica ainda é considerada o teste padrão ouro, podendo esclarecer a causa do aborto e o risco de recorrência para o casal”.

O artigo publicado na revista Einstein ‘’Análise genética dos produtos de concepção” corrobora a importância da citogenética clássica em material de aborto uma vez que é a técnica capaz de detectar rearranjos cromossômicos balanceados e poliploidia balanceada não detectados por microarray, apesar deste último ter a capacidade de identificar pequenas deleções e duplicações gênicas.

A interação destas duas áreas promove um diagnóstico preciso e seguro garantindo um aconselhamento genético eficaz aos casais acometidos por um abortamento espontâneo.

Para Informações sobre o curso de PG em Citogenética Humana do IPESSP acesse o link abaixo:
https://www.ipessp.edu.br/site/cursos/citogenetica-humana/

Artigos relacionados

Compartilhe