Coordenadora do IPESSP investiga ocorrência da Leishmaniose em cães por meio de diagnóstico molecular

Publicado em em
Coordenadora do IPESSP investiga ocorrência da Leishmaniose em cães por meio de diagnóstico molecular

Pesquisa de Mestrado com 201 cães da bióloga Vilma Pereira da Costa, coordenadora da Pós-graduação em Análises Clínicas Veterinária do IPESSP, traz o alerta para a necessidade de uma ação de diagnóstico, prevenção e controle da zoonose

 

A leishmaniose visceral canina afeta cães, principais reservatórios urbanos, que favorecem a transmissão e expansão desta zoonose em áreas com alto processo de antropização e densidade humana. Investigamos a ocorrência de Leishmania infantum com base no diagnóstico molecular e na análise filogenética de isolados obtidos em cães da região metropolitana de São Paulo.

Um total de 201 cães foram testados por diagnóstico parasitológico e molecular, além de análises filogenéticas baseadas em sequências dos genes SSUrDNA e gGAPDH foram realizadas.

O diagnóstico parasitológico revelou 5% (10/201) de positividade e as sequencias obtidas de 7 isolados foram agrupadas com L. infantum. A análise filogenética baseada nos genes SSUrDNA e gGAPDH, um total de 24,9% (50/201) dos cães foram positivos no diagnóstico molecular com base no   marcador catepsina l-like.

Interpretação e conclusão: De acordo com esse estudo é necessária a implantação de uma política de vigilância da leishmaniose visceral, intensificando as ações de diagnóstico, prevenção e controle dessa zoonose.

Veja a íntegra do artigo abaixo publicado na revista internacional VECTOR-BORNE AND ZOONOTIC DISEASES:

Conheça nossa Pós de Análises Clínicas Veterinária

Download de PDF do Artigo

Artigos relacionados

Compartilhe