ANÁLISES CLÍNICAS – DA PRÁTICA LABORATORIAL À INTERPRETAÇÃO CLÍNICA

A medicina laboratorial (Análises Clínicas) está entre as áreas biomédicas que mais evoluíram ao longo dos anos, e esta evolução, hoje, ainda encontra-se em pleno desenvolvimento. O setor laboratorial tem passado por modificações importantes, não somente pela evolução tecnológica em equipamentos e ensaios, mas também no que diz respeito à gestão de pessoas, processos e modelos de negócio, atendimento adequado aos diferentes tipos de clientes, qualidade intra e extra laboratorial, inovação e empreendedorismo pessoal.

O profissional do laboratório já há um bom tempo não deve ter sua atenção direcionada somente à qualidade técnica dos exames em bancada, mas também a gerência e qualidade de seu tempo, postura e atendimento laboratorial enquanto profissional da saúde. O profissional deve conhecer além dos equipamentos e ensaios, buscando sempre pela interpretação e correlação clínica-laboratorial, e participando constante e efetivamente das discussões e tomadas de decisões junto a equipe multiprofissional em saúde.

O curso de pós-graduação no IPESSP tem seu foco direcionado às aulas práticas e na resolução de problemas complexos em análises clínicas. Para tanto, além das práticas laboratoriais, os estudantes e professores participam juntos de metodologias ativas que de fato visam desenvolver no pós-graduando as habilidades e competências necessárias para a resolução de problemas, tomadas de decisão e ingresso e atuação no mercado de trabalho atual.

Éric Diego Barioni

Compartilhe