O Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo (IPESSP) foi fundado no ano de 2000 por um grupo de profissionais da saúde liderados por dois médicos e uma biologista com experiência em hematologia em grandes laboratórios.

 

 A decisão de criar um instituto para atualizar profissionais da saúde foi tomada frente às poucas opções de ofertas de cursos na cidade de São Paulo.

A grande parte dos profissionais contratados em início de carreira para atuar na área de diagnóstico carecia de conhecimentos teóricos práticos básicos, o que representava baixo desempenho diante dos casos de maior complexidade.

Pela rápida evolução de novos métodos, equipamentos diagnósticos na medicina, havia a necessidade da atualização dos profissionais que saem da graduação para se colocar no mercado de trabalho.

Verificou-se também a necessidade de preparar os profissionais para concursos públicos na área da saúde e para o desenvolvimento de pesquisa científica visto que a marca principal da escola é o seu caráter inovador.

A primeira medida foi ofertar cursos ligados ao diagnóstico clínico e laboratorial, a partir da seleção de um corpo docente qualificado, não apenas pela academia, mas pela experiência prática no mercado de trabalho e na atividade pedagógica.

Em seguida, a prioridade foi escolher a sede do instituto, em local de fácil acesso, com laboratórios equipados para a realização de exames diagnósticos durante as aulas práticas.

A etapa seguinte foi iniciar os processos de reconhecimento dos cursos junto ao MEC. Assim nasceu o IPESSP.

Fachada da nova sede, localizada no

Bairro Consolação, região central de São Paulo

 

Em 22 anos de existência, o IPESSP já especializou mais de cinco mil profissionais da saúde. Agora com uma nova sede com uma área de 4.000 m², com dois anfiteatros, 10 salas de aula, cinco laboratórios, uma biblioteca, recepção, cantina, secretaria, diretorias pedagógica, administrativa e financeira.

Oferece 54 cursos em Lato Sensu, Capacitação e Atualização.

Linha do Tempo

2000 – Início das turmas em hotéis de SP aos finais de semana2002 – Aprovação no Programa Sebrae – Brasil Empreendedor2003 – Inauguração da sede nos Jardins2004 – Início dos Programas de PG em Hematologia/Biologia Molecular/Citologia2005 – Parceria de certificação com a UNICID2008 – Reconhecimento do MEC para Pós-graduação2008 – Início do Programa de PG em Farmácia2010 – Início dos cursos In Company em Gestão Hospitalar2013 – Torna-se Polo da Metodista em EAD2015 – Início do credenciamento do MEC para Graduação2015 – Primeira turma de Circulação Extracorpórea2016 – Alcança a marca de 5 mil especialistas formados2017 – Início do Projeto de Expansão: Polo em SJC2018 – Mudança para a nova sede na Consolação

 

Fundadores e Sócios

  • Nilva Aparecida Oliveira: é a atual responsável pelo IPESSP. Biologista, com experiência em grandes laboratórios de Análises Clínicas e em Administração Educacional. Mestre em Educação nas Profissões da Saúde pela PUC.
  • José Lúcio Martins Machado: médico, professor universitário, com Doutorado em Cirurgia Geral. Ex-coordenador do curso de medicina da UNESP-Botucatu. Ex-diretor das Faculdades de Medicina da UNAERP, UNICID-SP e da Universidade Municipal de São Caetano.
  • Juliana Pereira: médica com Doutorado em Hematologia pela USP. Atualmente é docente da disciplina de Hematologia e Hemoterapia do Departamento de Clínica Médica da FM-USP e coordenadora médica de Hematologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.

Meta Pedagógica

  • Ter compromisso com o desenvolvimento acadêmico e profissional do aluno
  • Cumprir o cronograma no prazo e com qualidade
  • Comunicar sempre de forma construtiva
  • Reconhecer, valorizar e desenvolver talentos
  • Manter-se continuamente atualizado
  • Ter atividade inovadora
  • Ser o corresponsável pelo sucesso do aluno

Nossa Missão

Promover a atualização acadêmica de profissionais da área da saúde, capacitando-os para o exercício responsável, prático e ético.


Nossos Valores

• Ensino de qualidade
• Respeito humano
• Ética
• Transparência
• Sustentabilidade


Nossos Objetivos

Despertar o interesse pelo Contínuo Aprimoramento Pedagógico, Profissional e pela Pesquisa Aplicada.
Ser referência nacional em Educação Continuada e Especialização na Área das Ciências da Saúde, pelo humanismo, qualidade e competência.

Compartilhe