Docentes do IPESSP participam de pesquisa sobre marcador genético para prognóstico do Câncer de Mama

O professor e farmacêutico Sandro Januário, coordenador dos cursos de Farmácia Clínica e Farmácia Hospitalar em Oncologia, e os docentes Renan do Nascimento e Kaléu Otoni do IPESSP acabam de escrever um artigo científico sobre a descoberta do “Gene Trip10” como potencial biomarcador para o prognóstico do Câncer de Mama

Apesar dos grandes avanços na classificação molecular do câncer de mama, o conhecimento sobre a fisiopatologia da doença ainda é limitado, principalmente, devido à considerável heterogeneidade intratumoral.

A identificação de potenciais biomarcadores para auxiliar no diagnóstico, prognóstico e predição de resposta terapêutica tem se tornado imprescindível em oncologia.

O gene Trip10 (Thyroid Hormone Receptor Interactor 10) codifica uma proteína esqueleto com três domínios funcionais F-BAR, ERM e SH3 (3).

Como esses domínios interagem com diversos parceiros de sinalização, TRIP10 está envolvido em vários processos celulares importantes no câncer, incluindo arranjo do citoesqueleto, invaginação de membrana, proliferação, sobrevivência e migração de maneira específica para tecido e linhagem celular.

Neste contexto, o presente estudo buscou compreender o valor prognóstico e preditivo do gene TRIP10 no câncer de mama.

Sobre o curso – No IPESSP, a pós-graduação em Farmácia Oncológica acontece um final de semana por mês, com duração de 18 meses, com estudos de casos e visitas técnicas.