Docentes do IPESSP participam de pesquisa sobre marcador genético para prognóstico do Câncer de Mama

Publicado em em
Docentes do IPESSP participam de pesquisa sobre marcador genético para prognóstico do Câncer de Mama

O professor e farmacêutico Sandro Januário, coordenador dos cursos de Farmácia Clínica e Farmácia Hospitalar em Oncologia, e os docentes Renan do Nascimento e Kaléu Otoni do IPESSP acabam de escrever um artigo científico sobre a descoberta do “Gene Trip10” como potencial biomarcador para o prognóstico do Câncer de Mama

 

Apesar dos grandes avanços na classificação molecular do câncer de mama, o conhecimento sobre a fisiopatologia da doença ainda é limitado, principalmente, devido à considerável heterogeneidade intratumoral.

A identificação de potenciais biomarcadores para auxiliar no diagnóstico, prognóstico e predição de resposta terapêutica tem se tornado imprescindível em oncologia.

O gene Trip10 (Thyroid Hormone Receptor Interactor 10) codifica uma proteína esqueleto com três domínios funcionais F-BAR, ERM e SH3 (3).

Como esses domínios interagem com diversos parceiros de sinalização, TRIP10 está envolvido em vários processos celulares importantes no câncer, incluindo arranjo do citoesqueleto, invaginação de membrana, proliferação, sobrevivência e migração de maneira específica para tecido e linhagem celular.

Neste contexto, o presente estudo buscou compreender o valor prognóstico e preditivo do gene TRIP10 no câncer de mama.

Sobre o curso – No IPESSP, a pós-graduação em Farmácia Oncológica acontece um final de semana por mês, com duração de 18 meses, com estudos de casos e visitas técnicas.

Artigos relacionados

Compartilhe