Exame de sangue poderá detectar oito tipos diferentes de tumores

Exame de sangue poderá detectar oito tipos diferentes de tumores

Um novo exame de sangue é capaz de detectar oito tipos diferentes de tumores, antes que se espalhem para outras partes do corpo. Ele foi desenvolvido por um grupo de cientistas internacionais, que a princípio, buscavam detectar a doença no ovário, fígado, estômago, pâncreas, esôfago, colorretal, pulmão e mama. O estudo foi publicado recentemente na revista “Science”.

Liderado por Joshua Cohen, da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, o estudo, baseado em uma análise combinada de DNA e proteínas, envolveu 1.005 pacientes cujos cânceres – já pré-diagnosticados com base em seus sintomas – foram detectados com uma taxa de precisão de 69% a 98%.

Chamado de CancerSeek, o exame analisa mutações em 16 genes que estão vinculadas a diferentes tumores, bem como 10 biomarcadores de proteínas que circulam no sangue.

“Os pesquisadores encontraram o DNA dos tumores em circulação no sangue junto ao nível de algumas proteínas, que podem ser indícios do desenvolvimento do câncer”, afirmou o pesquisador do Instituto de Oncologia Molecular de Milano, Fabrizio d’Adda di Fagagna. Os cientistas acreditam que o custo deste exame de sangue será inferior a US$ 500 dólares.

Com informações Portal Bonde