Melhorias na técnica Crispr permitem edição de RNA em células humanas

Publicado em em
Categoria
Melhorias na técnica Crispr permitem edição de RNA em células humanas

Cientistas criaram um novo sistema para a edição eficiente de RNA em células humanas com a técnica Crispr. A edição de RNA, que pode alterar produtos de genes, tem potencial para ser usada tanto na pesquisa quanto no tratamento de doenças. O feito foi publicado na “Science”.

A técnica Crispr foi batizada de “REPAIR” (sigla em inglês para “Edição de RNA Programável para Substituição de A a I”). A estratégia permite a substituição de adenosina por iosina, por exemplo. No estudo, pesquisadores conseguiram editar bases específicas do RNA com eficiência de até 51% em alguns casos.

A equipe, coordenada por Feng Zhang, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), também foi a primeira a utilizar a técnica para a edição de DNA em embriões humanos. A estratégia foi apresentada em julho desse ano. Zhang é dono da patente da técnica.

A Crispr é um dos avanços científicos recentes mais importantes e permite que cientistas “recortem” e “editem” o genoma com precisão. A principal diferença da façanha agora é que ela permite a edição do RNA.

O RNA funciona como um intermediário entre o DNA e a produção de proteínas. Ele “transcreve” as informações contidas no DNA e permite a síntese de proteína. Uma das principais vantagens da edição no momento da transcrição é que a correção de mutações pode ser aplicada em vários estágios do desenvolvimento, sem necessidade de edições no DNA — estratégia que tem levantado muitas questões éticas sobre seu uso.

Artigos relacionados

Compartilhe