Coordenadora da Pós-graduação do IPESSP é coautora de artigo sobre a Covid-19 publicado na Science

A Coordenadora e Docente do curso de Pós-graduação em Hemoterapia e Hematologia do IPESSP, Cecilia Alencar, foi uma das autoras do estudo que gerou um artigo em uma das mais conceituadas Revistas científicas do mundo, a Science.

O artigo “Evolution and epidemic spread of SARS-CoV-2 in Brazil” é resultado de um amplo estudo realizado em vários centros de pesquisa, envolvendo pesquisadores de diversas instituições de pesquisa no Brasil, França, Bélgica e Reino Unido.

A Docente é bióloga e Doutora em Infectologia pela UNIFESP e responsável pelo desenvolvimento de técnicas de Biologia Molecular na Divisão de Laboratório Central do HC – FMUSP, além de pesquisadora do Projeto REDS.

O artigo utiliza um modelo de transmissão orientado pela mobilidade. Os pesquisadores demonstraram que as intervenções não farmacêuticas reduziram o número de reprodução em São Paulo e Rio de Janeiro.

O sequenciamento de mais de 400 novos genomas virais e as análises do um conjunto de dados genômicos, geograficamente representativos, identificou cerca de 100 introduções internacionais do COVID-19 no Brasil.

O estudo aponta que a maioria das cepas brasileiras se agrupou em três cidades e foi introduzida no Brasil a partir da Europa, entre 22 de fevereiro e 11 de março de 2020.

Durante a fase epidêmica inicial, os autores descobriram que o COVID-19 se disseminou de maneira local e dentro das fronteiras do estado. Após esse período, apesar da redução de viagens aéreas, houve múltiplas exportações do vírus, a partir dos grandes centros urbanos.

A pesquisa novas descobertas sobre a transmissão epidêmica e trajetórias evolutivas das linhagens do COVID-19 no Brasil, e forneceu evidências de que as intervenções atuais são insuficientes para manter a transmissão do vírus sob controle no país.