CUIDADOS COM A PELE DO ROSTO, NO DIA A DIA

Publicado em em
CUIDADOS COM A PELE DO ROSTO, NO DIA A DIA

CUIDADOS COM A PELE DO ROSTO, NO DIA A DIA

Profa. Dra. Carmen Guilherme Christiano Vinagre

Apesar da rotina da vida moderna ser bastante corrida, temos que lembrar que o rosto é nosso cartão de visita. Manter a Higienização da pele não é só uma questão estética, mas também uma questão de saúde física e mental, impactando na autoestima das pessoas.

A pele do rosto necessita de cuidados especiais, que devem começar desde cedo para evitar marcas de envelhecimento precoce como manchas, linhas de expressão, rugas e flacidez.  A partir dos 25 anos, a produção de colágeno começa a diminuir e as alterações causadas pelo sol começam a aparecer.

Além da higienização da pele, é importante o uso de um hidratante, um produto antioxidante e um protetor solar para prevenir o envelhecimento. Já, a partir da menopausa, ocorre uma queda na produção das fibras elásticas e colágenas e com isso, uma aceleração no aparecimento dos sinais da idade.

Para as peles mais maduras, então, além da higienização e hidratação, são indicados os cremes anti-idade, firmadores ou tensores e tratamentos mais específicos para rugas e linhas de expressão.

Cuidados diários com a pele:

  1. Higienização da pele: deve ser realizada diariamente, antes da maquiagem e à noite, com um sabonete facial. O enxague deve ser realizado, de preferência, com água fria, pois a água quente pode remover a camada de gordura, que protege a hidratação e impede a evaporação da água que está dentro da pele.

A higienização remove a sudorese, secreções naturais, resíduos de poluição e maquiagem. Para peles mistas e oleosas, recomenda-se o uso de sabonete em barra, que por ser mais alcalino remove os resíduos de maneira mais profunda. Em casos de muita oleosidade, o sabonete pode conter ingredientes antioleosidade, como ácido salicílico. Para peles secas, são indicados sabonetes líquidos, de preferência com ingredientes hidratantes. Os sabonetes líquidos costumam ter um pH mais próximo ao da pele, o que os tornam mais suaves, indicados para pele mais sensível, porém podem ser utilizados para todos os tipos de pele.

  1. Tonificação da pele: o uso de tônico deve ser feito após a higienização da pele, aplicando o produto com um algodão, não sendo necessária sua retirada. A tonificação complementa a higienização, elimina toxinas, equilibra o pH, protege contra radicais livres, diminui os poros e melhora a textura da pele. Além disso, potencializa os efeitos dos dermocosméticos que serão usados em seguida. Se a pele for mais seca, usar um tônico mais suave. Para pele mista a oleosa, mais indicado utilizar o Adstringente, que controla a oleosidade e ajuda no tratamento da acne.
  2. Dermocosméticos: devem ser utilizados após a higienização e tonificação da pele. São produtos que possuem ação cosmética e dermatológica, com foco na saúde e beleza da pele. Para isso, contam com ativos farmacológicos que podem ser usados em alguns tratamentos como rejuvenescimento, redução de flacidez, manchas, cicatrizes de acne, entre outros, sem alterar as estruturas e funções da pele. Importante ressaltar que, não importa o tipo de pele, sempre deve ser utilizado um hidratante para manter suas funções metabólicas e, até mesmo, para que fique livre da entrada de microrganismos e de infecções. Mesmo quem possui pele oleosa, deve usar um hidratante, sendo necessário escolher produtos mais leves e com efeito matte, para que a pele fique hidratada, mas sem excesso de oleosidade.

Entre os dermocosméticos, destacam-se:

  1. Vitamina C: possui ação antioxidante, protegendo a pele contra a ação de radicais livres que colaboram com o envelhecimento da pele. Além disso, ameniza linhas de expressão, participa da produção de colágeno o que leva a uma pele mais firme e rejuvenescida. Também uniformiza o tom da pele, desempenhando um importante papel no combate às manchas, inibindo a ação da tirosinase, enzima que ativa a produção de melanina. Pode ser utilizado pela manhã e à noite.
  2. Retinol: derivado da vitamina A, atua na renovação celular, além de aumentar os níveis de colágeno; utilizado na prevenção e no tratamento do envelhecimento, no controle da oleosidade e no clareamento de manchas. Melhora até mesmo as rugas mais profundas, melhorando a textura e uniformizando o tom da pele. Por ser fotossensível, deve ser utilizado somente à noite, podendo perder seus efeitos e ainda causar irritação na pele, na presença da luz solar.
  3. Ácido Hialurônico: trata-se de um ativo produzido naturalmente pelo corpo. Com o passar dos anos, a concentração de ácido hialurônico na pele tende a diminuir e, por isso, é muito importante fazer uso regular de produtos que o contenham. Possui capacidade de reter grande quantidade de água e aumentar a produção de colágeno, mantendo a pele hidratada, firme, com viço, saudável e rejuvenescida. Deve ser utilizado pela manhã e à noite.
  4. DMAE: O dimetilaminoetanol é uma substância com efeitos tensores que melhora a flacidez, linhas de expressão e rugas. Possui ação antioxidante e antiinflamatória, diminui a concentração de radicais livres, melhora o tônus, a elasticidade e a firmeza da pele, proporcionando uma aparência mais jovem. Deve ser utilizado com orientação de um profissional qualificado, pois concentrações muito elevadas podem causar a morte de fibroblastos, o que resultaria numa pele mais espessa. Pode ser utilizado pela manhã e à noite.
  5. Água Micelar: muito utilizada para limpar e tonificar a pele. Constituída por micelas, partículas que penetram em profundidade nos poros, a água micelar elimina as impurezas e resíduos presentes na pele, por absorção e arraste dos mesmos, o que evita irritação do tecido cutâneo. Outras funções, além da limpeza e tonificação, incluem manter o equilíbrio do pH cutâneo, refrescar, suavizar e reduzir a oleosidade da pele. A água micelar não possui conservantes, corantes ou álcool, podendo ser utilizada para qualquer tipo de pele, inclusive as mais sensíveis. Pode ser utilizada pela manhã e à noite.
  6. Água Termal: proveniente de estações termais francesas, possui maior quantidade de minerais e tem pH neutro e alcalino, o que a diferencia da água que bebemos e lavamos o rosto, que possui pH ácido. Pode ser usada em todos os tipos de pele e, graças aos ativos presentes em sua fórmula, apresenta ação antioxidante e colabora com a nutrição e hidratação da pele. Além disso, pode suavizar irritações e cicatrizar a pele de lesões superficiais, podendo ser útil na recuperação após alguns procedimentos como laser, depilação, limpeza de pele, entre outros, ou mesmo após exposição solar ou uso excessivo de maquiagem.  Pode também ser utilizada para deixar a maquiagem mais natural e mais duradoura; para isso, aplique com um lenço de papel após usar a base, corretivo, pó e blush, pressionando delicadamente na pele para absorver o excesso de umidade. Pode ser utilizada pela manhã e à noite.
  7. Protetor Solar: possui a importante função de proteger a pele dos raios solares, evitando manchas, oleosidade excessiva, ressecamento, rugas, linhas de expressão e o envelhecimento precoce, além do câncer de pele. Os melhores filtros solares protegem tanto para UVB (radiação ultravioleta com comprimento de onda entre 290 e 320 nanômetros), que pode causar queimaduras solares, e UVA (entre 320 e 400 nanômetros), que é responsável pelo bronzeamento, além de ser o principal causador de danos na pele a longo prazo, como envelhecimento prematuro da pele. O protetor solar com cor, além de proteger desses raios, também protege a pele da luz visível, proveniente de celulares, computadores, televisão e lâmpadas fluorescentes, que causam um dano menor que os raios solares, porém possuem efeito cumulativo, causando manchas na pele. Os protetores solares podem ter na fórmula, filtros químicos e/ou físicos e cada um protege a pele da radiação de modo diferente.

Protetor Solar Químico: cria uma proteção química na pele, através de substâncias que absorvem a radiação ultravioleta (UV), que é altamente energética, transformando-a em radiação de baixa energia. Desta maneira, a radiação UV não atinge os melanócitos, células produtoras de melanina, responsáveis pela pigmentação da pele.

Protetor Solar Físico: funciona como um bloqueador, não penetra na pele. É composto por minerais como dióxido de titânio e óxido de zinco, que ficam sobre a pele sem absorção e criam uma barreira para a passagem dos raios UV que são refletidos. Pela menor exposição a agentes químicos, é ideal para crianças, pessoas alérgicas e grávidas.

  1. Beba muita água: o consumo de água influencia diretamente na saúde e na aparência da pele. A água é essencial para manter a umidade ideal da pele e fornecer nutrientes essenciais às células da pele, reabastecendo os tecidos e aumentando sua elasticidade. Isso colabora para retardar o aparecimento de sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas. A água é uma forte aliada dos cremes hidratantes, para deixar a pele mais bonita e saudável. Os cremes conseguem atingir a camada superficial da derme, enquanto a água é capaz de hidratar as camadas mais profundas da derme. A falta de hidratação adequada tem como consequências a perda de elasticidade e uma pele ressecada, comprometendo a reposição da barreira lipídica, que defende o nosso organismo de agressões externas.

Autora:  Profa. Dra. Carmen Guilherme Christiano Vinagre é Doutora em Farmácia/Bioquímica pela USP; Especialista em Biomedicina Estética e coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Estética do IPESSP.

 

Conheça nossos cursos de estética:

Farmácia Estética

Biomedicina Estética

Artigos relacionados

Compartilhe