Por que a gestão é fundamental na área da saúde?

Publicado em em
Por que a gestão é fundamental na área da saúde?

Nova Graduação em Gestão Hospitalar

Por que a gestão é fundamental na área da saúde?

 

Nem sempre a gestão hospitalar é uma competência restrita aos cargos de liderança e comando. Hoje, o mercado valoriza profissionais que possuem senso de prioridade, sabem administrar seu tempo, entre outras habilidades.

 

Gestão é a sistematização de práticas para administrar, gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas”, esclarece Roberto Gordilho, CEO da GesSáude, mestrando em administração, professor, consultor, palestrante e autor do livro Maturidade de Gestão Hospitalar e Transformação Digital – Os caminhos para o futuro da Saúde”.

 

“Gestão tem a ver com alcançar resultados, práticas e métodos utilizados pelas empresas para maximizar os resultados produzidos”.

 

Para o consultor Roberto Gordilho, a gestão é uma atividade que deve ser praticada por todos, independentemente da função de liderança, pois está relacionada à organização e ao método de trabalho.

“Todos os profissionais devem fazer uma gestão de seu trabalho, do seu tempo, da sua vida. As práticas e métodos de gestão devem ser desenvolvidos por todas as pessoas para melhor administrar suas vidas”, destaca o CEO.

 

“Fazemos gestão no trabalho, em casa, no churrasco do final de semana, todo tipo de organização do trabalho individual ou coletivo requer práticas de gestão”,

 

 

Gordilho observa que há uma necessidade urgente da formação de profissional da saúde com habilidades de gestão em escala industrial.

 

Hoje, a maioria dos profissionais que ocupa funções de liderança nos hospitais são médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos. “Porém, muitos deles têm apenas a sólida formação técnica, mas não em gestão”.

“Há uma necessidade urgente da formação de profissional da saúde com habilidades de gestão em escala industrial”

 

Mas, fazer gestão é bem diferente de administrar o dia a dia e passar todo o tempo apagando incêndios. Fazer gestão é ter um plano (estratégia), saber gerir pessoas, conhecer sobre tecnologias de gestão, entender os processos de sua área, ter visão sistêmica, praticar liderança (diferente de chefia) e conhecer sobre práticas de governança, enfim entender e saber utilizar métodos, ferramentas e práticas de gestão.

O mercado está ávido por profissionais de saúde que tenham habilidades e experiência técnicas, porém, que possuem também conhecimento em gestão

                                         

A saúde precisa muito de bons gestores. O processo de profissionalização está acontecendo na saúde está ampliando cada vez oportunidades para os profissionais com administradores hospitalares.

Artigos relacionados

Compartilhe