Tecnologia de cartucho para PCR em tempo real permite diagnóstico molecular rápido e fácil

Publicado em em
Tecnologia de cartucho para PCR em tempo real permite diagnóstico molecular rápido e fácil

Em 2005, a Cepheid apresentou ao mercado uma nova forma de levar aos laboratórios as novas possibilidades do diagnóstico molecular com os sistemas GeneXpert e seu exclusivo sistema de cartuchos.

O sistema GeneXpert é modular, permitindo que qualquer laboratório realize testes de diagnóstico molecular através da PCR em tempo real, independente do tamanho, estrutura e volume de amostras. Através de um sistema randômico e à demanda é possível realizar diferentes testes simultaneamente sem a necessidade de agrupar amostras em placas, trazendo ainda mais flexibilidade à rotina laboratorial.

A linha de testes Xpert baseia-se em uma tecnologia de cartuchos onde ocorre toda a reação de PCR (da extração à detecção). O processo de preparo de amostras é simples, em média de 1 minuto, e o equipamento faz todo restante de forma automatizada, com um tempo de resposta mais rápido comparado às tecnologias convencionais.

“O sistema GeneXpert representou uma solução para parte significativa de nossa rotina molecular em Patologia Clínica, uma vez que a integração de todos os processos envolvidos nas análises moleculares (extração do material genético, reação, amplificação e detecção) em um único procedimento e a configuração racional do sistema para utilização dos insumos, possibilitou um excelente custo-benefício atrelado a um rápido e adequado desempenho analítico para o atendimento das necessidades de nossa complexidade hospitalar”, afirmou Dr. Leonardo Guizilini Plazas Ruiz – Laboratório Central FUNFARME/HB.

Opção de 4 módulos com funcionamento independente

Nenhuma outra plataforma oferece essa flexibilidade e essa facilidade ao usuário.

São milhares de sistemas espalhados em todo o mundo com um portfólio de testes bastante abrangente, como:

– Infecções associadas aos cuidados de saúde: Carba-R, C. Difficile e MRSA.

– Saúde da Mulher: CT/NG, HPV, Streptococcus do Grupo B, etc.

– Doenças infecciosas críticas: Tuberculose, Influenza A, B e RSV e Enterovirus.

– Virologia: Carga Viral HIV e HCV

– Oncologia: BCR-ABL (monitoramento LMC)

– Genética: Fator II & V

Como funciona a tecnologia do PCR em cartucho?

O cartucho é de uso único e todos os reagentes necessários para o processamento da amostra estão dentro do dele.

Artigos relacionados

Compartilhe