Carboxiterapia: Entenda Tudo Sobre o Procedimento

Carboxiterapia: Entenda Tudo Sobre o Procedimento

Carboxiterapia é uma técnica que consiste na insuflação de CO2 medicinal por via intradérmica ou subcutânea (6 mm). Esse procedimento é indicado para o tratamento de diversas disfunções estéticas como:

• gordura localizada;
  • fibroedema geloide (celulite);
  • estrias;
  • flacidez;
  • envelhecimento cutâneo;
  • cicatrizes de acne;
  • alopecia.

Efeitos e Eficácia da Carboxiterapia

É considerada uma técnica eficaz que ainda tem as vantagens de ser segura, ter fácil modo de aplicação e baixo custo operacional. Utiliza-se apenas um cilindro de alta pressão contendo o CO2, o equipamento regulador de fluxo e o material descartável (agulha, filtro microbiológico e equipo).

O CO2 produz diversos efeitos nos tecidos como:

• vasodilatação (aumento da circulação local);
  • aumento da oxigenação (potencialização do efeito Bohr);
  • estímulo da atividade dos fibroblastos (síntese de colágeno e elastina);
  • ruptura das membranas dos adipócitos (ação lipolítica).

Contraindicações da Carboxiterapia

Essa técnica é contraindicada em pessoas que tenham processos inflamatórios ou infecciosos no local da aplicação, em mulheres grávidas ou em período de amamentação, pacientes com distúrbios no processo de coagulação ou na vigência do uso de anticoagulantes e em pessoas com doenças do colágeno como lúpus e artrite reumatoide.

Efeitos da Carboxiterapia na Pele

Os principais efeitos locais após a aplicação são:

• eritema;
  • edema;
  • sensação de queimação;
  • hematomas;
  • dor.

Os novos aparelhos produzem o aquecimento do gás, promovendo maior conforto no momento da aplicação.

Carboxiterapia no IPESSP

Caso tenha interesse em conhecer mais sobre o procedimento e, até mesmo, agendar uma consulta gratuita, acesse nosso portal da Clínica Escola e venha cuidar da sua autoestima. Oferecemos diversos tratamentos estéticos a preços acessíveis.

Por sermos uma instituição de ensino, todos os procedimentos são realizados pelos alunos, em período de estágio, supervisionados pelos seus coordenadores e professores que são referência no mercado estético.

Referências
Dermatologia Estética. Maria Paulina Villarejo Kede e Oleg Sabatovich. Atheneu. 3ª edição, 2015.
Fisioterapia Dermato Funcional. Guirro e Guirro. Manole. 3ª edição, 2004.