Quando encaminhar seu PET para fazer exames de fezes e urina

Publicado em em
Quando encaminhar seu PET para fazer exames de fezes e urina

Esta tem sido uma dúvida recorrente entre os proprietários de PETS que a coordenadora da Pós-graduação em Análises Clínicas Veterinária, a Mestre Vilma Costa

É recomendado encaminhamento do pet para realização de exames preventivos a cada seis meses, visto que isso aumenta as chances de sucesso nos tratamentos de doenças, caso sejam diagnosticadas precocemente.

O exame de fezes ou coproparasitológico deve ser solicitado no primeiro atendimento. É um exame simples, barato e muito importante para filhotes, pois as verminoses (doenças causadas por vermes) são causa importante de anemias, reações pós vacinal, danos neurológicos e morte.

Já em animais adultos, o exame coproparasitológico deve ser realizado antes da administração de medicamentos contra vermes, já que não existe nenhum medicamento capaz de eliminar helmintos e protozoários. É importante ressaltar que muitos animais são medicados sem necessidade.

Outro exame de baixo custo e de fácil aquisição de amostra é o de urina 1 ou EAS. Através da análise da urina é possível diagnosticar de forma precoce doença renal, diabetes, distúrbios alimentares, doença do fígado e até mesmo alguns tipos de intoxicação.

Os resultados dos dois exames, fezes e urinálise, são liberados em poucas horas e devem fazer parte dos exames de triagem do paciente, seja filhote ou adulto, com sinais de doença ou assintomáticos.

Essas análises devem ser feitas antes da primeira vacinação e antes do reforço anual de vacinas.

Como se especializar em análises clínicas Veterinárias – Para realizar as análises clínicas veterinárias é necessário ter especialização e treinamento oferecida pelo IPESSP, onde os alunos adquirem uma base teórica sólida e prática do conteúdo.

As aulas práticas possuem subsídios para a resolução de casos clínicos. Além de oferecer todo o conhecimento e treinamento necessário, o curso também proporciona network com profissionais de excelência, de forma a aumentar as oportunidades neste mercado de trabalho. Quer conhecer mais sobre o curso? Clique aqui para mais informações ou visite o nosso site

Artigos relacionados

Compartilhe