Uso da Toxina Botulínica auxilia dentistas em tratamentos de estética bucal

Publicado em em
Uso da Toxina Botulínica auxilia dentistas em tratamentos de estética bucal

Entre os procedimentos estéticos mais conhecidos está a toxina botulínica, mais conhecida como botox. Quem nunca pensou em fazer o procedimento para suavizar as linhas de expressões? Pois é, boa parte da população recorre ao tratamento para retardar as famosas rugas. Mas, os que poucos não sabem é que o procedimento também é utilizado no tratamento odontológico e terapêutico.

A toxina também reduz dores e disfunções na mandíbula, além de deixar o sorriso mais bonito. Sabe aquele sorriso onde a gengiva aparece mais do que deveria? Ele é suavizado com o uso do botox. Quem explica como funciona a técnica para o tratamento do sorriso gengival é o cirurgião dentista Marcos Ramos.

“Alguns pacientes possuem o lábio superior mais elevado e a gengiva fica mais à mostra durante o sorriso. Essa exposição excessiva é tratada com o processo, que age diminuindo a contração muscular”.

Num tratamento comum, o paciente recorria ao procedimento cirúrgico para retirar parte da gengiva exposta. Já com o uso da toxina botulínica (como é chamado cientificamente o tratamento), que é aplicada nos músculos responsáveis pelo sorriso, relaxa a musculatura e melhora o sorriso.

Bruxismo
Um outra indicação feita pelos dentistas com o uso do botox é o bruxismo, o famoso ranger de dentes durante o sono, que acomete cerca de 30% da população brasileira. O principal sintoma é quando os dentes ficam desgastados e, consequentemente, doloridos. Às vezes, eles ficam desgastados. O bruxismo pode acarretar a destruição do osso e do tecido da gengiva.

De acordo com Marcos Ramos, o tratamento com o botox é muito simples. A toxina é aplicada nos músculos masseter e temporal, que acaba por diminuir a tensão na região. O tecido passa a não ter força suficiente para promover o atrito e o problema deixa de existir.

O efeito do botox para o bruxismo não é imediato, cerca de 4 dias depois é que ele começa a atuar. O tratamento dura cerca de 6 meses e o paciente pode retornar ao cirurgião-dentista para fazer uma nova aplicação.

A reportagem encontrou uma paciente que teve dois dentes bastantes desgastados por conta do bruxismo. Após apelar para vários tratamentos e resolver parcialmente o problema, Andressa Sobrinho, de 28 anos, começou a utilizar o botox.

“Eu já não aguentava mais, meu marido sempre reclamava porque durante a noite eu continuava a mastigar e bater os dentes. Fiz alguns outros tratamentos que amenizaram o bruxismo, mas foi o botox que efetivamente resolveu o problema. As pessoas meio que se assustam quando falo que faço esse tipo de tratamento para evitar ranger os dentes, mas é muito simples e confiável. Ainda há muita falta de informação sobre isso”, relatou.

O intervalo mínimo entre uma aplicação e outra é de 4 meses, ou seja, 120 dias, já que a ação do botox vai diminuindo com o tempo. Entretanto, Marcos Ramos alerta para os excessos. “Tudo em excesso é prejudicial, a aplicação deve ser feita por um profissional capacitado. O organismo reconhece a substância como um corpo estranho e cria anticorpos contra ela. Por isso, o efeito vai diminuindo. Apenas o dentista vai poder fazer uma avaliação para a reaplicação ou não da toxina”.

Dores
O botox também é utilizado para evitar as dores orofaciais. Boa parte da população também sofre com essa sensação dolorosa provocada por alterações na articulação, que liga a mandíbula ao maxilar. Ramos descreve que a área é cheia de músculos com ligamentos e ossos. Uma parte sensível da boca.

Habitualmente esse tratamento é realizado por meio de medicação específica. Mas, se o paciente optar pelo uso da aplicação, a dor é dissipada sem reações desagradáveis. Roberto Gardenha da Silva, tem 40 anos, e viveu praticamente a vida toda sentindo forte dores no músculo próximo da mandíbula.

“Era uma dor que, às vezes, chegava a ser insuportável. Aplicar aqueles anestésicos de uma em uma hora e era a forma que amenizava, até que fui ao dentista e ele me falou do tratamento com o botox. No início estranhei, pensei que ia ficar com a face sem expressão, mas o dentista me tirou todas as dúvidas e me mostrou que o tratamento era eficaz e sem riscos. Foi o melhor remédio”.

De acordo com o cirurgião-dentista, que atende no seu consultório localizado no Rio Negro Center, no Centro de Manaus, quase não há contraindicação para o uso do botox em tratamentos
odontológicos. Ela pode ser aplicada de forma preventiva a partir dos 25 anos, mas há casos em que o botox é aplicado antes, com até 18 anos. O recurso terapêutico é eficaz e rápido. Apenas pacientes alérgicos a ovo, grávidas e com doenças autoimunes devem evitar o uso.

Uso estético
Além do uso terapêutico do produto, o cirurgião dentista pode usar a toxina botulínica para fins estéticos desde 2014. A autorização é do Conselho Federal de Odontologia (CFO). O profissional pode aplicar o botox em toda a face em procedimento estético não cirúrgico e até a altura das sobrancelhas em clínico-cirúrgicas.

Artigos relacionados

Compartilhe