O Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo (IPESSP) foi fundado no ano de 2000 por um grupo de profissionais da saúde liderados por dois médicos e uma biologista com experiência em hematologia em grandes laboratórios.
Recepção da entrada do prédio atual
A decisão de criar um instituto para atualizar profissionais da saúde foi tomada frente às poucas opções de ofertas de cursos na cidade de São Paulo.
A grande parte dos profissionais contratados em início de carreira para atuar na área de diagnóstico carecia de conhecimentos teóricos práticos básicos, o que representava baixo desempenho diante dos casos de maior complexidade.
Pela rápida evolução de novos métodos, equipamentos diagnósticos na medicina, havia a necessidade da atualização dos profissionais que saem da graduação para se colocar no mercado de trabalho.
Verificou-se também a necessidade de preparar os profissionais para concursos públicos na área da saúde e para o desenvolvimento de pesquisa científica visto que a marca principal da escola é o seu caráter inovador.
A primeira medida foi ofertar cursos ligados ao diagnóstico clínico e laboratorial, a partir da seleção de um corpo docente qualificado, não apenas pela academia, mas pela experiência prática no mercado de trabalho e na atividade pedagógica.
Em seguida, a prioridade foi escolher a sede do instituto, em local de fácil acesso, com laboratórios equipados para a realização de exames diagnósticos durante as aulas práticas.
A etapa seguinte foi iniciar os processos de reconhecimento dos cursos junto ao MEC. Assim nasceu o IPESSP.
Fachada da nova sede, localizada no
Bairro Consolação, região central de São Paulo
Em 20 anos de existência, o IPESSP já especializou mais de cinco mil profissionais da saúde. Agora com uma nova sede com uma área de 4.000 m², com dois anfiteatros, 10 salas de aula, cinco laboratórios, uma biblioteca, recepção, cantina, secretaria, diretorias pedagógica, administrativa e financeira.
Oferece 54 cursos em Lato Sensu, Capacitação e Atualização.
Linha do Tempo
2000 – Início das turmas em hotéis de SP aos finais de semana
2002 – Aprovação no Programa Sebrae – Brasil Empreendedor
2003 – Inauguração da sede nos Jardins
2004 – Início dos Programas de PG em Hematologia/Biologia Molecular/Citologia
2005 – Parceria de certificação com a UNICID
2008 – Reconhecimento do MEC para Pós-graduação
2008 – Início do Programa de PG em Farmácia
2010 – Início dos cursos In Company em Gestão Hospitalar
2013 – Torna-se Polo da Metodista em EAD
2015 – Início do credenciamento do MEC para Graduação
2015 – Primeira turma de Circulação Extracorpórea
2016 – Alcança a marca de 5 mil especialistas formados
2017 – Início do Projeto de Expansão: Polo em SJC
2018 – Mudança para a nova sede na Consolação
Fundadores e Sócios
-
Nilva Aparecida Oliveira: é a atual responsável pelo IPESSP. Biologista, com experiência em grandes laboratórios de Análises Clínicas e em Administração Educacional. Mestre em Educação nas Profissões da Saúde pela PUC.
-
José Lúcio Martins Machado: médico, professor universitário, com Doutorado em Cirurgia Geral. Ex-coordenador do curso de medicina da UNESP-Botucatu. Ex-diretor das Faculdades de Medicina da UNAERP, UNICID-SP e da Universidade Municipal de São Caetano.
-
Juliana Pereira: médica com Doutorado em Hematologia pela USP. Atualmente é docente da disciplina de Hematologia e Hemoterapia do Departamento de Clínica Médica da FM-USP e coordenadora médica de Hematologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.