Pós-Graduação - Análises Clínicas - IPESSP

Análises Clínicas

Estude com a referência número 1 em cursos superiores da área da Saúde em São Paulo. Pensou em Análises Clínicas? A resposta é a IPESSP. Onde a tradição encontra a inovação.

Detalhes

Estrutura

Carga-horária

360 horas

Próxima turma em

1/04/2024 (NOTURNO)
25/05/2024 (MENSAL)

ALUNOS POR TURMA

30 alunos

VAlOR DA MENSALIDADE

R$610,00 NOTURNO R$635,00 MENSAL

Informações

Sobre o curso

A Especialização em Análises Clínicas do IPESSP foca no aprendizado sobre equipamentos e ensaios laboratoriais, com ênfase na interpretação e correlação clínico-laboratorial. O curso destaca a importância da medicina laboratorial, que evoluiu significativamente, abrangendo não apenas avanços tecnológicos, mas também gestão de pessoas, processos, modelos de negócios e inovação. É ressaltada a necessidade de os profissionais do laboratório focarem na qualidade técnica e na gestão eficiente do tempo e atendimento. O programa inclui 30% de carga horária prática, preparando os alunos para resolver problemas complexos e atuar no mercado de trabalho, utilizando técnicas avançadas para investigar diversas condições de saúde. Além disso, aborda a elaboração de projetos de pesquisa e aspectos administrativos para gerir laboratórios de análises clínicas. O curso é voltado para profissionais formados em áreas como Biologia, Biomedicina, Farmácia-Bioquímica, Medicina e Medicina Veterinária.

Outras informações

Coordenação

Dr. Anderson Fernandes de Carvalho

Graduado em Biomedicina, com Mestrado e Doutorado em Ciências na área de Imunologia pela Universidade de São Paulo (USP). Habilitado em Patologia Clínica. Possui experiência em Análises Clínicas em laboratório privado e público, atuando nas áreas de Bioquímica Clínica, Hematologia Clinica, Imunologia Clínica, Urinálise e Garantia da Qualidade. Atua como especialista em Assessoria Científica.

Informações para matrícula

No sistema de Matrícula Online do IPESSP, para garantir sua vaga é preciso que realize o pagamento da taxa de matrícula por débito, crédito, pix ou boleto bancário no link “PAGUE AQUI SUA MATRÍCULA” que se encontra na página do curso de interesse.

Assim que o pagamento for recebido e a turma confirmada, você receberá um Login e Senha do nosso sistema, localizado na página inicial do Site do Ipessp, onde deverá preencher seus dados e anexar a documentação pessoal (CPF, RG, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento/Casamento), a documentação acadêmica (Histórico Escolar, Declaração de Conclusão de Curso/ Certificado de Conclusão de curso e Diploma).

Clique aqui para visualizar o Credenciamento FIPESSP, Portaria n° 1.272, publicada no D.O.U

CONTEÚDO

GRADE DISCIPLINAR

Bioquímica Clínica – Neste módulo serão abordados temas:

– Métodos utilizados no laboratório de análises clínicas, em bioquímica;

– Coleta, manuseio e estabilidade das amostras biológicas, interferências de origem endógenas e exógenas nos exames bioquímicos.

– Rotina e investigações laboratoriais relacionadas com distúrbios hidroeletrolíticos, doenças cardíacas, doenças renais, doenças hepáticas e endócrinas, dislipidemias entre outros.

 
  
  
  
  
  
  
  
  
  

Hematologia Clínica: Neste módulo serão abordados temas:

– Métodos utilizados no laboratório de análises clínicas, em hematologia;

– Coleta, manuseio e estabilidade das amostras biológicas, interferências de origem endógenas e exógenas nos exames hematológicos.

– Rotina e investigações laboratoriais relacionadas com hemácias, leucócitos e plaquetas normais e suas alterações, tais como: anemias, leucemias e distúrbios plaquetários.

 
  
  
  
  

Microbiologia Clínica: Neste módulo serão abordados temas:

– Características morfológicas e fisiológicas das principais bactérias de interesse médico.

– Coleta, manuseio e estabilidade das amostras biológicas, interferências de origem endógenas e exógenas nos exames microbiológicos.

– Rotina e investigações laboratoriais relacionadas com isolamento e identificação bacteriana:  funcionamento dos meios de cultura, técnicas utilizadas para isolamento e, identificação morfológica e bioquímicas das principais bactérias de interesse médico.

 – Teste de sensibilidade aos antimicrobianos (antibiograma) utilizados no laboratório de análises clínicas, em microbiologia;

 
  
  
  
  

Parasitologia Clínica: Neste módulo serão abordados temas:

– Aspectos sobre ciclo evolutivo, morfologia, patogenia e diagnóstico laboratorial dos protozoários e helmintos intestinais

– Coleta, manuseio e estabilidade das amostras biológicas, interferências de origem endógenas e exógenas nos exames parasitológicos.

– Rotina e investigações laboratoriais, metodologias usuais, empregadas no diagnóstico das principais protozooses (protozoários) e helmintoses (helmintoses).

 
  
  
  
  

Hemostasia: Neste módulo serão abordados temas:

– Aspectos gerais sobre os processos fisiológicos e patológicos envolvidos na Hemostasia.

– Coleta, manuseio e estabilidade das amostras biológicas, interferências de origem endógenas e exógenas nos exames laboratoriais relacionados com o estudo da coagulação.

– Rotina e investigações laboratoriais, metodologias, empregadas no diagnóstico das hipocoagulabilidades (doenças hemorrágicas) e hipercoagulabilidades (doenças trombóticas).

 
  
  
  
  

Imunologia Clínica: Neste módulo serão abordados temas:

– Aspectos sobre a resposta imunológica, principais componentes da resposta inata e adaptativa correlacionados com as diversas patologias provocadas por distúrbios ou ativação do sistema imunológico

– Coleta, manuseio e estabilidade das amostras biológicas, interferências de origem endógenas e exógenas nos exames laboratoriais, em imunologia.

– Rotina e investigações laboratoriais, metodologias usuais, empregadas no diagnóstico sorológico das doenças virais, parasitárias, bacterianas, bem como doenças autoimunes.

 
  
  
  
  
  

Tecnologias em Medicina Diagnóstica: Neste módulo serão abordados temas:

– Princípios metodológicos envolvidos na Espectrometria de Massa, testes imunocromatográficos e imunofluorimétricos (POCT) e Biologia Molecular aplicados em laboratórios de análises clínicas

– Aplicação de testes imunocromatrográficos e imunofluorimétricos.

– Aplicação de testes de Biologia Molecular no diagnóstico clínico.

  
  
  
  
  
  

Urinálise e Líquidos Cavitários: Neste módulo serão abordados temas:

– Aspectos fisiológicos sobre a formação da urina e dos líquidos cavitários (líquido sinovial, líquido peritoneal, líquido cefalorraquidiano (LCR) entre outros).

– Coleta, manuseio e estabilidade das amostras biológicas, utilizadas nos exames de urina de rotina e líquidos cavitários.

– Rotina e investigações laboratoriais, metodologias usuais, empregadas na análise da urina e líquidos cavitários empregadas na avaliação laboratorial dos processos inflamatórios e infecciosos destes.

– Exame de urina rotina: análise química, física e pesquisa de elementos anormais (sedimentoscopia).

  
  
  

Gestão e Garantia da Qualidade: Neste módulo serão abordados temas:

– Principais ferramentas para assegurar a confiabilidade dos resultados das análises nos laboratórios clínicos: Controle Interno da Qualidade (CQI) e Controle Externo da Qualidade (CQE).

– Principais ferramentas aplicadas na gestão da qualidade: Ciclo PDCA, Diagrama de Pareto, Carta controle entre outras.

– Normas e Legislações aplicadas ao laboratório clínico.

– Acreditação e Certificação em laboratórios clínicos.

   
   
Gestão laboratorialTeórico – EAD 
Gestão da qualidadeTeórico – EAD 

Referência

pOr que estudar na ipessp?

Aulas práticas em laboratório

Aulas práticas em laboratório com foco em técnicas, legislação e gestão na área da saúde. Inclui visitas técnicas, um programa de monitoria, e a oportunidade dos alunos atuarem por três meses no laboratório.

ESTRUTURA DE PONTA

Nossos laboratórios são equipados com o que há de mais moderno no mercado. O ensino é 100% individualizado, ou seja, você não vai ter que dividir nossos equipamentos. Aprenda do seu jeito, no seu momento.

PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Todo o nosso corpo docente é feito de mestres e doutores, graduados e respeitados na área da saúde. Estude ao lado de profissionais de renome e alcance a sua valorização no mercado de trabalho.

DEPOIMENTOS

QUEM ESTUDA, NÃO SE ARREPENDE E RECOMENDA

Fiz cursos de Atualização, Capacitação, duas Pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia e Biologia Molecular que me ajudaram a conseguir uma colocação profissional e a prestar um bom serviço.

Valeska Silveira
Biologia Molecular
Foto Sheila Menegati

Após me tornar especialista em Hematologia Laboratorial e Hemoterapia pelo IPESSP fui convidada a ser docente no CEUNSP, em Itu.

Sheila Menegati
Hematologia Laboratorial
Foto Andressa Germano

Tornei-me em especialista em Citologia Clínica com ênfase em citologia cérvico-vaginal pelo IPESSP e atualmente é Histotécnica no Hospital Brigadeiro.

Andressa Germano
Citologia Clínica
Foto Karen Nogueira

Tornei-me especialista em Hematologia e Hemoterapia Laboratorial pelo IPESSP e atualmente, sou docente do IPESSP e também em outras instituições.

Karen Nogueira
Hemoterapia Laboratorial

A excelência está a um clique de distância

Inscreva-se agora mesmo