O profissional pode atuar em diversas aplicações da Citometria na Imunologia, incluindo: Separação de células sanguíneas; diferenciação de subpopulações de leucócitos; quantificação antigênica; variações linfo proliferativas; fagocitose; apoptose. Podendo trabalhar em laboratórios e hospitais de análises, banco de sangue, centros de pesquisa, indústria farmacêutica.
Permite aos profissionais fazer análise e interpretação de dados da imunologia celular e molecular.
A Oncohematologia em Imunologia por Citometria de Fluxo aborda os aspectos da resposta imunológica, os mecanismos envolvidos frente a diferentes patógenos causados por vírus, bactérias e parasitas que regulam o sistema imunológico e suas possíveis falhas. São estudadas também as doenças de fundo imunológico, autoimunidades, hipersensibilidades e câncer.
Novas descobertas da imunologia e conhecimentos sobre metodologia científica, afim de preparar para a carreira científica, e atividade docente são outros temas ensinados. O IPESSP oferece infraestrutura em laboratórios e professores com títulos de doutorado e mestrado, com experiência prática.