Gerontologia

Carga horária 420 Horas
Previsão de início Em 15/02/2020
Gerontologia

Gerontologia

Ícone Doc sobre o curso

A Pós-Graduação em Gerontologia destina-se à formação de profissionais no processo de envelhecimento, visando estratégias para garantir e melhorar a qualidade de vida dos idosos.

Esta especialização se fundamenta em uma visão generalista, humanista, crítica e reflexiva, pautada em princípios éticos no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção.

O enfoque da Pós inclui ações de prevenção, promoção, recuperação e reabilitação na perspectiva da saúde integral do ser humano.

As aulas priorizam a prática profissional multidisciplinar em um contexto mercadológico em que o envelhecimento populacional é uma das cinco maiores megatendências globais do século XXI.

Entre os objetivos do curso estão:

Abordar o envelhecimento populacional de forma multidisciplinar formando um profissional generalista com visão interdisciplinar e integrada, capaz de compreender o envelhecimento humano com base nos preceitos éticos e científicos, integrando seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais;

Atuar em contextos multiprofissionais e interdisciplinares na perspectiva da gestão das demandas de cuidado individual e coletiva na velhice;

Criar, gerir, desenvolver e avaliar formas de apoio ao idoso, aos cuidadores familiares e profissionais, em contextos distintos;

Desenvolver políticas públicas, serviços e programas educativos voltados à pessoa idosa; Assessorar órgãos, empresas e instituições no planejamento de projetos de assistência e ações de saúde ao idoso;

Prestar consultoria de atenção e promoção do bem-estar do idoso e na gestão das instituições de saúde.

Público-Alvo – Profissionais que trabalham com idosos, psicólogos, sociólogos, nutricionistas, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, médicos, advogados, professores, psicopedagogos e profissionais da área da educação e da área da saúde, gestores públicos e privados e interessados em geral que possuam diploma de graduação.

Ícone Doc Grade disciplinar

Abordar o envelhecimento populacional de forma multidisciplinar formando um profissional generalista com visão interdisciplinar e integrada, capaz de compreender o envelhecimento humano com base nos preceitos éticos e científicos, integrando seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais; Atuar em contextos multiprofissionais e interdisciplinares na perspectiva da gestão das demandas de cuidado individual e coletiva na velhice; Criar, gerir, desenvolver e avaliar formas de apoio ao idoso, aos cuidadores familiares e profissionais, em contextos distintos; Desenvolver políticas públicas, serviços e programas educativos voltados à pessoa idosa; Assessorar órgãos, empresas e instituições no planejamento de projetos de assistência e ações de saúde ao idoso; Prestar consultoria de atenção e promoção do bem-estar do idoso e na gestão das instituições de saúde.

Construção Sociocultural do Envelhecimento na contemporaneidade – 32hs

Estudo sobre as inúmeras variáveis que envolvem a compreensão sobre o fenômeno do envelhecimento no mundo contemporâneo. Estudo sobre o envelhecimento humano. Aspectos Históricos e Sócio-Políticos da longevidade e envelhecimento populacional no Brasil e no Mundo. A gerontologia como campo interdisciplinar e multiprofissional. Conceitos da área da gerontologia. Impacto do envelhecimento no mundo e no Brasil.

 

Aspectos biopsicossociais do Envelhecimento – 32 hs

Teorias biológicas do envelhecimento. Teorias psicológicas do envelhecimento.  Teorias socioculturais do envelhecimento. Características estruturais do envelhecimento. Principais causas de morbidade e mortalidade em pessoas idosas e fatores associados. Estudos epidemiológicos e Gerontologia.

 

Princípios básicos de Políticas Públicas de atenção ao idoso no Brasil – 32 hs 

Conceitos de políticas públicas com base na experiência contemporânea do estado de bem-estar social. Políticas públicas sociais, de saúde, de proteção e inclusão da pessoa idosa. Planejamento, gestão e avaliação de políticas públicas. Estatuto do idoso. Política nacional de atenção à saúde do idoso. Saúde pública, perfil epidemiológico e demográfico. Impacto nos indicadores de morbimortalidade para a organização de serviços voltados aos idosos.

 

Metodologia de Pesquisa – 24hs 

Princípios da metodologia científica e apreensão, produção e expressão do conhecimento. A pesquisa como forma de produção de conhecimento. Principais etapas de um trabalho científico. Princípios e protocolos éticos da pesquisa.  Fontes de informação.

 

Qualidade de Vida no envelhecimento – 24hs

Qualidade de vida no envelhecimento. Indicadores de qualidade de vida na velhice. Instrumentos de avaliação de qualidade de vida

Prática profissional na gestão de espaços e pessoas e no planejamento de serviços de atenção ao Idoso – 32 hs

Envelhecimento Institucionalizado. Instituições, serviços e equipamentos para idosos. Gestão de serviços de qualidade em serviços de atendimento ao idoso. Modalidades assistenciais e Modelos organizacionais públicos, privados e terceiro setor. Gestão de serviços de qualidade de atendimento ao idoso. Planejamento em saúde.

 

Prática profissional em nutrição e envelhecimento – 32 hs

Conceitos, princípios e estratégias para uma alimentação saudável e melhor qualidade de vida. Direito à alimentação, segurança alimentar e nutricional. Práticas alimentares e nutricional e características e padrões de alimentação da população idosa. Métodos de avaliação nutricional e recomendações nutricionais para idosos. Problemas alimentares e nutricionais prevalentes no processo de envelhecimento. Cuidados alimentares e nutricionais voltados para a promoção, prevenção, tratamento e reabilitação da saúde de idosos.

 

Prática profissional em educação, cultura, Lazer, esporte envelhecimento – 32 hs

Educação ao longo da vida. Educação formal e informal e o envelhecimento. Lazer e envelhecimento. Desenvolvimento pessoal e convivência social nas práticas culturais. Esporte educacional e atividades físicas e envelhecimento.

 

Prática profissional: saúde mental e envelhecimento – 32hs  

Psicologia do envelhecimento e aspectos cognitivos, afetivos e emocionais do idoso. Promoção e prevenção da saúde mental no envelhecimento e os aspectos históricos e conceituais. Psiquiatria, saúde mental e envelhecimento. Atenção à saúde mental pública. Intervenções preventivas e de promoção à saúde mental da pessoa idosa.

 

Prática profissional nos serviços sociais e assistenciais – 32 hs

Serviços sociais e práticas assistenciais do sistema de saúde. Atendimento das necessidades básicas do idoso, mediante a participação das famílias, da sociedade e de entidades governamentais e não governamentais; proteção social básica ou especial, valorizando os aspectos biopsicossociais do envelhecimento. Planejamento, organização e avaliação das ações de saúde e de programas preventivos e terapêuticos.

 

Prática profissional no Atendimento e Serviço de Enfermagem – 32hs

Bases farmacológicas de terapêutica em idosos. Problemas Relacionados a Medicamentos/Farmacologia. Conceitos básicos de biomedicina, conjugando os conteúdos das áreas de anatomia, morfologia, histologia, fisiologia, bioquímica, genética e imunologia articulados entre si no cenário dos grandes sistemas funcionais do organismo humano.  Funcionamento normal do organismo humano e no organismo envelhecido.  Aplicações desses conceitos na prática profissional de gerontologia. Serviço de Farmácia Hospitalar. Aspectos fisiológicos e patológicos do envelhecimento

Estágio Supervisionado Observacional – 60 hs

Trabalho de Conclusão de Curso – 24 hs

Ícone Doc Nossa Coordenação

Marcia Regina Quevedo Kay Doutoranda e Mestre em Educação pela PUC/SP, Psicopedagoga e Pedagoga pela UMESP/SP

  Doutoranda e Mestre em Educação pela PUC/SP, Psicopedagoga e Pedagoga pela UMESP/SP. Atua há mais de 20 anos como docente em cursos de graduação e pós-graduação presencial e EaD e como Psicopedagoga. Atuou como consultora em Direitos Humanos na

Ícone Mail

Ícone Doc Informações para matrícula

Enviar os documentos abaixo digitalizados para o e-mail → inscricao@ipessp.edu.br:

Ficha de matrícula preenchida
Comprovante de residência (luz, telefone ou água)
Cópia do RG (CNH não é válida)
Cópia do CPF
Cópia do comprovante de pagamento da matrícula
Cópia autenticada do Diploma de Graduação
Cópia do Histórico de Graduação
Certidão de Nascimento ou Casamento, quando aplicado
Currículo Resumido
Foto 3/4 (trazer no primeiro dia de aula)
Obs: Todos documentos legíveis.

Você também poderá enviar os documentos por correio ou, então, nos fazer uma visita no endereço:

Rua Dona Antonia de Queirós, 333 – Consolação – São Paulo



Clique aqui para visualizar o Credenciamento FIPESSP, Portaria n° 1.272, publicada no D.O.U

Quantidade de
Alunos
30
Matrícula
Valor do Investimento
200,00
Mensalidade
Valor do Investimento
24x de 450,00

Mais Informações

Deixe seus dados para que possamos entrar em contato.

Inscrição no curso

Faça agora mesmo sua inscrição e garanta sua vaga.



Previsão de Inicio: 15/02/2020 - -
Quantidade de Vagas: 30
Carga Horária: 420 horas
Observação: É reservado ao IPESSP o direito de alterar datas, horários, programas e cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de inscritos. Neste caso, o candidato poderá solicitar o reembolso do valor pago da matrícula ou, então, aguardar pela nova data a ser comunicada via e-mail ou telefone. Caso a turma prevista aconteça, mas o candidato não queira mais participar da mesma, o pagamento da matrícula não será devolvido para cobrir os custos administrativos.



Voltar e ver página de detalhes do curso
Compartilhe