
Citologia Clínica
sobre o curso
A Pós-graduação em Citologia Clínica ou Citologia Oncótica do IPESSP especializa o profissional para a prática da citologia ginecológica (exame de papanicolau) como método preventivo de saúde e de diagnóstico precoce das alterações celulares compatíveis com os processos neoplásicos característicos do câncer de colo uterino.
Além disso, aborda a análise citológica de líquidos (derrames, escarro, secreção de mama e urina) voltada ao diagnóstico de importantes lesões neoplásicas.
Com 60% de aulas práticas, a especialização aborda os mecanismos patológicos gerais, epidemiologia clínica, colpocitologia (citologia ginecológica) e citologia esfoliativa não-ginecológica, controle de qualidade e biologia molecular voltada ao HPV.
Durante esta pós ministrada por módulos de ensino, os profissionais são preparados ainda para a prática da docência e produção de pesquisa citológica das neoplasias.
Público-alvo: Biólogos, biomédicos, médicos, farmacêuticos e bioquímicos.
Grade disciplinar
Aspectos comuns às diferentes doenças no que se referem às suas causas, mecanismos patogênicos, lesões estruturais e alterações da função de um órgão, fornecendo a base para a compreensão das principais patologias de órgãos e sistemas.
A epidemiologia do câncer no Brasil e no mundo dando ênfase ao câncer de colo de útero, pois é a segunda maior causa de morte, por câncer, na América Latina, ainda que se trata de uma doença tratável quando descoberta em seus estágios iniciais.
Aspecto normal do epitélio cérvico-vaginal e identificação dos processos inflamatórios que podem acometer esse epitélio, com suas possíveis infecções e agentes infecciosos. Identificação morfológica de cada um deles.
Prepara os profissionais para a realização e a interpretação de exames citopatológicos cérvico-vaginais, enfatizando quatro aspectos básicos da patologia: sua causa (etiologia), os mecanismos de seu desenvolvimento (patogenia), as alterações estruturais induzidas nas células e órgãos do corpo (alterações morfológicas) e suas consequências funcionais das alterações morfológicas (importância clínica) e as modernas formas de diagnóstico e prevenção do câncer do colo uterino.
Controle de Qualidade e Procedimento Operacional Padrão (POP) em laboratório de Citologia.
Análise molecular do DNA, RNA e proteínas. Tecnologia do DNA Recombinante. Amplificação e sequenciamento de DNA. Análise molecular dos genes e produtos gênicos para diagnóstico do Papiloma Vírus Humano (HPV).
Capacitar o aluno para a execução de projeto de pesquisa em suas diversas etapas, preparação de aulas, seminários e discussão de casos. O conhecimento e conhecimento científico. A importância da pesquisa na universidade. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e documentação de textos e elaboração de seminários, artigos científicos, resenha e monografias. Modalidades de pesquisa. Formas de construção e formatação do projeto de pesquisa.
Prepara os profissionais para atuarem em setores laboratoriais envolvendo o conteúdo de análise de líquidos cavitários, urina, secreção mamária e escarro. Proporciona conteúdo teórico prático necessário à rotina destes exames.
Nossa Coordenação
Graduação em Biomedicina. Doutora e Mestre em Ciências pelo Departamento de Patologia da UNIFESP, com Especialização em Citologia Oncótica pelo Instituto Adolfo Lutz.
Informações para matrícula
No sistema de Matrícula Online do IPESSP, para garantir sua vaga é preciso que realize o pagamento da taxa de matrícula por débito, crédito, pix ou boleto bancário no link “PAGUE AQUI SUA MATRÍCULA” que se encontra na página do curso de interesse.
Assim que o pagamento for recebido e a turma confirmada, você receberá um Login e Senha do nosso sistema, localizado na página inicial do Site do Ipessp, onde deverá preencher seus dados e anexar a documentação pessoal (CPF, RG, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento/Casamento), a documentação acadêmica (Histórico Escolar, Declaração de Conclusão de Curso/ Certificado de Conclusão de curso e Diploma).
Clique aqui para visualizar o Credenciamento FIPESSP, Portaria n° 1.272, publicada no D.O.U
Alunos
Matrícula
Valor do Investimento
18x 630,00
Valor do Investimento
24x 591,00
Mais Informações
Deixe seus dados para que possamos entrar em contato.Inscrição no curso
Faça agora mesmo sua inscrição e garanta sua vaga.
Voltar e ver página de detalhes do curso
Quiz IPESSP
Para visualizar o Quiz e testar o seu conhecimento, coloque abaixo o seu e-mail:
Como se denomina o conjunto de células do colo uterino?
É a substituição de um tipo de epitélio por outro. Essa substituição se dá, para que haja a descamação, através da substituição de células intermediárias por células mais maduras". Esse conceito se aplica a qual denominação?
Como são denominadas as bactérias que fazem parte da microbiota vaginal, as lactobacillus?
De acordo com o INCA - Instituto Nacional de Câncer, um dos fatores que aumenta o potencial de desenvolvimento do câncer de colo do útero é
Qual o tipo de neoplasia mais comum no colo uterino?
Share your Results:
Voltar e ver página de detalhes do curso