Citogenética Clínica – 50% Aulas Práticas

Carga horária 360 Horas
Data Confirmada Em 16/07/2022
mensal

Ícone Doc sobre o curso

A Especialização lato sensu em Citogenética Clínica do IPESSP foi criada no formato modular e semipresencial, sendo algumas aulas teóricas no formato híbrido.

Ela prepara os profissionais a entenderem e compreenderem a aplicação do exame de Citogenética Clássica e suas etapas de execução até a interpretação final.

Terão a capacidade de reconhecer o limite dessa metodologia e estabelecer a necessidade do uso de outras ferramentas de Citogenética Molecular para complementar a investigação.

A partir do conhecimento obtido, os profissionais podem desenvolver pareceres laboratoriais que colaboram com a prática clínica no diagnóstico das principais síndromes, prognóstico e tratamento das patologias genéticas adquiridas.

Esta Pós-graduação aborda os aspectos mais relevantes para especializar o profissional a exercer atividades em laboratórios de Citogenética Clínica.

O corpo docente é composto por profissionais com ampla experiência a área de pesquisa e diagnóstico.

Composto por nove módulos interdependentes, a Pós possibilita aos alunos ingressarem nos módulos, a partir da realização de um módulo pré-requisito.

As aulas teóricas serão online síncronas (não EAD), em tempo real. As aulas práticas serão presenciais, no laboratório de Citogenética do IPESSP, com um Software específico de análise de alteração dos cromossomos.

Público Alvo: Profissionais com formação superior em diversas áreas da saúde: biomedicina, biologia, medicina, enfermagem e veterinária que busca atuar em serviços de diagnóstico laboratorial na área de Citogenética.

Ícone Doc Grade disciplinar

A Pós-graduação em Citogenética trata do estudo dos cromossomos e sua estrutura, aplicado à prática da genética médica no diagnóstico, monitoramento e prognóstico de doenças oncohematólogicas. A análise cromossômica é necessária para a identificação de alterações importantes no diagnóstico pré-natal e para o aconselhamento genético.

Fundamentos da Biologia Molecular – Disciplina básica no formato EAD.

Carga Horária: 16 horas

Síndromes de aneuplóidias autossômicas: Mecanismo de herança, estrutura dos cromossomos, diagnóstico citogenético e complementação molecular, ISCN 2020 – Síndrome de Down

Síndromes de aneuplóidias autossômicas: Mecanismo de herança, estrutura dos cromossomos, diagnóstico citogenético e complementação molecular, ISCN 2020 – Síndromes de Edwards, Patau e raras em mosaico.

Carga Horária: 32

Síndromes de aneuplóidias alossômicas ou heterossômicas: Mecanismo de herança, estrutura dos cromossomos, diagnóstico citogenético e complementação molecular, ISCN 2020 – Síndromes de Turner; Klinefelter, nulissomia, duplo X, duplo Y, genitália ambígua e hermafroditismo.

Carga Horária: 32 horas

Origem e efeitos fenotípicos, estrutura dos cromossomos, diagnóstico citogenético e complementação molecular, ISCN 2020 – Síndrome de Cri Du Chat, Di George, Prader Willi e Angelman.

Carga Horária: 32 horas

Genética Estatística e Metodologia Científica

Carga Horária: 16 horas

Alterações cromossômicas adquiridas nas DMPC

Carga Horária: 48 horas

Alterações cromossômicas adquiridas nas Leucemias Agudas

Carga Horária: 32 horas

Alterações cromossômicas adquiridas nas SMDs e Alterações cromossômicas adquiridas nas neoplasias de células B maduras: linfomas e MGUS/mielomas.

Carga Horária: 32 horas

 

Citogenética Fetal/TMO

Carga Horária: 32 horas

 

Produção de Artigo Científico

Carga Horária: 32 horas

. Aulas Práticas e Teóricas: 304 horas

. Atividades Complementares: 56 horas

Total: 360 horas

Ícone Doc Nossa Coordenação

Dra. Luciana Caputo

Biomédica, Mestre pela FMUSP, Especialista em Citogenética Fetal na Itália, pelo TOMA – Advanced Biomedical Assays S.p.A. Atua há 32 anos na área de Citogenética, entre as instituições estão o HC-FMUSP, o Hospital Sírio Libanês. Atualmente, é responsável técnica pelo setor de Citogenética do Hospital Euryclides de Jesus Zerbini, Hospital Brigadeiro e proprietária do Chromos Laboratório de Citogenética.

Ícone CV Latter

Ícone Doc Informações para matrícula

O Sistema de Matrícula Online do IPESSP possui as seguintes etapas:

1ª Etapa – Fazer a Pré-inscrição na página do curso

2ª Etapa – Em caso de aprovação fazer o pagamento da taxa de matrícula por débito, crédito ou boleto bancário no link “PAGUE AQUI SUA MATRÍCULA” que se encontra na página do curso de interesse ou pode ser paga por depósito bancário e enviar o comprovante para marketing@ipessp.edu.br

3º Etapa – Assim que o pagamento for realizado e a turma confirmada, será enviado um Login e Senha de acesso no link do nosso Sistema de Matrícula Online, para preencher a Ficha de Matrícula e anexar:

. Documentação pessoal: CPF, RG, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento/Casamento, CV

. Documentação acadêmica: Histórico da Graduação e Declaração de Conclusão da Graduação (se ainda não tiver o Diploma)

. Ter acesso ao contrato assinar e trazer uma cópia junto com a cópia autenticada do Diploma de Graduação no primeiro dia de aula.

Você também poderá nos fazer uma visita no endereço:

Rua Dona Antonia de Queirós, 333, Consolação – São Paulo-SP



Clique aqui para visualizar o Credenciamento FIPESSP, Portaria n° 1.272, publicada no D.O.U

Quantidade de
Alunos
25
Matrícula
Valor do Investimento
200,00
Mensalidade
Valor do Investimento
24x de 530,00

Mais Informações

Deixe seus dados para que possamos entrar em contato.

    Inscrição no curso

    Faça agora mesmo sua inscrição e garanta sua vaga.







      Voltar e ver página de detalhes do curso
      Compartilhe