Pós-Graduação - Biologia Molecular - IPESSP

Biologia Molecular

Estude com a referência número 1 em cursos superiores da área da Saúde em São Paulo. Pensou em Biologia Molecular? A resposta é a IPESSP. Onde a tradição encontra a inovação.

Detalhes

Estrutura

Carga-horária

360 horas

Próxima turma em

04/03/2024 (NOTURNO)
09/03/2024 (MENSAL)

ALUNOS POR TURMA

35 alunos

VAlOR DA MENSALIDADE

R$776,00 NOTURNO
R$634,00 MENSAL

Informações

Sobre o curso

A Pós-graduação em Biologia Molecular do IPESSP aprimora o conhecimento técnico-científico de profissionais de várias áreas da saúde e acadêmicas que trabalham ou estudam sobre o tema.

Contando com professores com Doutorado e Mestrado em instituições como USP e UNIFESP, esta Pós-Graduação aprofunda os conteúdos transmitidos durante a graduação, prepara os profissionais para o mercado de trabalho e para concursos públicos ou mesmo na atualização profissional, fundamental em uma área em constante evolução e novidades científicas.

Durante a Pós, ministrada por sistema de módulos de ensino, o profissional fixa os principais conceitos ligados à Biologia Molecular, bem como domina temas como replicação de ácidos nucleicos e genética bacteriana, técnicas de PCR, microarranjos, síntese das proteínas, apoptose e sequenciamento do DNA, entre outros, por meio de discussão de casos e aulas práticas nos laboratórios do IPESSP.

Objetivos:

Esta Especialização visa transmitir os fundamentos práticos e teóricos da Biologia Molecular.

Da elucidação da estrutura da molécula do DNA em 1953 a demonstração de que o DNA era a molécula da hereditariedade ocorreu uma verdadeira revolução científica e tecnológica nas áreas da Medicina, Biomedicina, Biologia, Farmacologia, Bioquímica e de outras áreas afins.

Em consonância aos recentes avanços da Genética Molecular, proporcionada pela capacidade de manipulação da molécula do DNA, esta Pós prepara o profissional para a Biologia e Medicina do século 21, tornando-o familiarizado com os grandes temas da Biologia Molecular.

Público-alvo: Graduados em Medicina, Veterinária, Farmácia, Biomedicina, Biologia, Enfermagem e Química.

Outras informações

Coordenação

Cecília Salete Alencar

Prof. Doutora Cecília Salete Alencar – Formada em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Infectologia pela UNIFESP.  Responsável pelo desenvolvimento de técnicas de Biologia Molecular na Divisão de Laboratório Central do HC – FMUSP. Pesquisadora do Projeto REDS.

Informações para matrícula

No sistema de Matrícula Online do IPESSP, para garantir sua vaga é preciso que realize o pagamento da taxa de matrícula por débito, crédito, pix ou boleto bancário no link “PAGUE AQUI SUA MATRÍCULA” que se encontra na página do curso de interesse.

Assim que o pagamento for recebido e a turma confirmada, você receberá um Login e Senha do nosso sistema, localizado na página inicial do Site do Ipessp, onde deverá preencher seus dados e anexar a documentação pessoal (CPF, RG, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento/Casamento), a documentação acadêmica (Histórico Escolar, Declaração de Conclusão de Curso/ Certificado de Conclusão de curso e Diploma).

Clique aqui para visualizar o Credenciamento FIPESSP, Portaria n° 1.272, publicada no D.O.U

CONTEÚDO

GRADE DISCIPLINAR

Aborda os conceitos básicos e teóricos da Biologia Molecular. Ensina a estrutura e função dos ácidos nucléicos e seu papel informacional. Descreve a organização genômica dos procariotos e eucariotos. Introduz os alunos aos procedimentos laboratoriais básicos em Biologia Molecular.

Descreve os mecanismos da replicação do DNA em procariotos e eucariotos e o papel das mutações e seus reparos. Introduz aos alunos a técnicas de amplificação in vitro dos ácidos nucléicos. Descreve teoria e a genética bacteriana.

Aborda as diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão, documentação de textos, elaboração de seminários, artigos científicos, resenha e monografias. Ensina as modalidades, construção, formatação de um projeto de pesquisa.

Os aspectos principais do fluxo da informação gênica intracelular, na disciplina transcrição do RNA. Apresenta os mecanismos presentes no processamento do RNA eucarioto. Inicia os alunos na aprendizagem das técnicas de detecção da expressão gênica como PCR em Tempo Real e Microarranjos.

Aspecto, estrutura e função dos cromossomos humanos e conceito de cariótipo normal. Alterações do cariótipo normal e suas consequências para a saúde humana.

Referência

pOr que estudar na ipessp?

Aulas práticas em laboratório

Aulas práticas em laboratório com foco em técnicas, legislação e gestão na área da saúde. Inclui visitas técnicas, um programa de monitoria, e a oportunidade dos alunos atuarem por três meses no laboratório.

ESTRUTURA DE PONTA

Nossos laboratórios são equipados com o que há de mais moderno no mercado. O ensino é 100% individualizado, ou seja, você não vai ter que dividir nossos equipamentos. Aprenda do seu jeito, no seu momento.

PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Todo o nosso corpo docente é feito de mestres e doutores, graduados e respeitados na área da saúde. Estude ao lado de profissionais de renome e alcance a sua valorização no mercado de trabalho.

DEPOIMENTOS

QUEM ESTUDA, NÃO SE ARREPENDE E RECOMENDA

Fiz cursos de Atualização, Capacitação, duas Pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia e Biologia Molecular que me ajudaram a conseguir uma colocação profissional e a prestar um bom serviço.

Valeska Silveira
Biologia Molecular
Foto Sheila Menegati

Após me tornar especialista em Hematologia Laboratorial e Hemoterapia pelo IPESSP fui convidada a ser docente no CEUNSP, em Itu.

Sheila Menegati
Hematologia Laboratorial
Foto Andressa Germano

Tornei-me em especialista em Citologia Clínica com ênfase em citologia cérvico-vaginal pelo IPESSP e atualmente é Histotécnica no Hospital Brigadeiro.

Andressa Germano
Citologia Clínica
Foto Karen Nogueira

Tornei-me especialista em Hematologia e Hemoterapia Laboratorial pelo IPESSP e atualmente, sou docente do IPESSP e também em outras instituições.

Karen Nogueira
Hemoterapia Laboratorial

A excelência está a um clique de distância

Inscreva-se agora mesmo