Pós-Graduação - Citologia Clínica - IPESSP

Citologia Clínica

Estude com a referência número 1 em cursos superiores da área da Saúde em São Paulo. Pensou em Análises Clínicas? A resposta é a IPESSP. Onde a tradição encontra a inovação.

Detalhes

Estrutura

Carga-horária

360 Horas

Próxima turma em

14/05/2024 (NOTURNO)
23/03/2024 (MENSAL)

ALUNOS POR TURMA

35 alunos

VAlOR DA MENSALIDADE

R$665,00 NOTURNO
R$615,00 MENSAL

Informações

Sobre o curso

Pós-graduação em Citologia Clínica ou Citologia Oncótica do IPESSP especializa o profissional para a prática da citologia ginecológica (exame de papanicolau) como método preventivo de saúde e de diagnóstico precoce das alterações celulares compatíveis com os processos neoplásicos característicos do câncer de colo uterino.

Além disso, aborda a análise citológica de líquidos (derrames, escarro, secreção de mama e urina) voltada ao diagnóstico de importantes lesões neoplásicas.

Com 60% de aulas práticas, a especialização aborda os mecanismos patológicos gerais, epidemiologia clínica, colpocitologia (citologia ginecológica) e citologia esfoliativa não-ginecológica, controle de qualidade e biologia molecular voltada ao HPV.

Durante esta pós ministrada por módulos de ensino, os profissionais são preparados ainda para a prática da docência e produção de pesquisa citológica das neoplasias.

Público-alvo: Biólogos, biomédicos, médicos, farmacêuticos e bioquímicos.

Outras informações

Coordenação

Dr. Sandro Jorge Januário

Mestre e pesquisador em Saúde Pública pelo Instituto Adolfo Lutz. Membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas e Toxicológicas e docente do CRF-SP.  Professor em cursos de Pós-graduação. Farmacêutico graduado pela UFRN. Analista Clínico habilitado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. Especialista em Educação em Saúde Pública pela FIOCRUZ.

Informações para matrícula

No sistema de Matrícula Online do IPESSP, para garantir sua vaga é preciso que realize o pagamento da taxa de matrícula por débito, crédito, pix ou boleto bancário no link “PAGUE AQUI SUA MATRÍCULA” que se encontra na página do curso de interesse.

Assim que o pagamento for recebido e a turma confirmada, você receberá um Login e Senha do nosso sistema, localizado na página inicial do Site do Ipessp, onde deverá preencher seus dados e anexar a documentação pessoal (CPF, RG, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento/Casamento), a documentação acadêmica (Histórico Escolar, Declaração de Conclusão de Curso/ Certificado de Conclusão de curso e Diploma).

Clique aqui para visualizar o Credenciamento FIPESSP, Portaria n° 1.272, publicada no D.O.U

CONTEÚDO

GRADE DISCIPLINAR

Aspectos comuns às diferentes doenças no que se referem às suas causas, mecanismos patogênicos, lesões estruturais e alterações da função de um órgão, fornecendo a base para a compreensão das principais patologias de órgãos e sistemas.

A epidemiologia do câncer no Brasil e no mundo dando ênfase ao câncer de colo de útero, pois é a segunda maior causa de morte, por câncer, na América Latina, ainda que se trata de uma doença tratável quando descoberta em seus estágios iniciais.

Aspecto normal do epitélio cérvico-vaginal e identificação dos processos inflamatórios que podem acometer esse epitélio, com suas possíveis infecções e agentes infecciosos. Identificação morfológica de cada um deles.

Prepara os profissionais para a realização e a interpretação de exames citopatológicos cérvico-vaginais, enfatizando quatro aspectos básicos da patologia: sua causa (etiologia), os mecanismos de seu desenvolvimento (patogenia), as alterações estruturais induzidas nas células e órgãos do corpo (alterações morfológicas) e suas consequências funcionais das alterações morfológicas (importância clínica) e as modernas formas de diagnóstico e prevenção do câncer do colo uterino.

Controle de Qualidade e Procedimento Operacional Padrão (POP) em laboratório de Citologia.

Capacitar o aluno para a execução de projeto de pesquisa em suas diversas etapas, preparação de aulas, seminários e discussão de casos. O conhecimento e conhecimento científico. A importância da pesquisa na universidade. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e documentação de textos e elaboração de seminários, artigos científicos, resenha e monografias. Modalidades de pesquisa. Formas de construção e formatação do projeto de pesquisa.

Prepara os profissionais para atuarem em setores laboratoriais envolvendo o conteúdo de análise de líquidos cavitários, urina, secreção mamária e escarro. Proporciona conteúdo teórico prático necessário à rotina destes exames.

Referência

pOr que estudar na ipessp?

Estrutura das Aulas Práticas no IPESSP

As aulas práticas no IPESSP são intensamente focadas, com 60% do curso sendo realizado em sala de aula. Além disso, o instituto oferece uma experiência de aprendizado individualizada, fornecendo um microscópio por aluno.

ESTRUTURA DE PONTA

Nossos laboratórios são equipados com o que há de mais moderno no mercado. O ensino é 100% individualizado, ou seja, você não vai ter que dividir nossos equipamentos. Aprenda do seu jeito, no seu momento.

PROFISSIONAIS QUALIFICADOS

Todo o nosso corpo docente é feito de mestres e doutores, graduados e respeitados na área da saúde. Estude ao lado de profissionais de renome e alcance a sua valorização no mercado de trabalho.

DEPOIMENTOS

QUEM ESTUDA, NÃO SE ARREPENDE E RECOMENDA

Fiz cursos de Atualização, Capacitação, duas Pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia e Biologia Molecular que me ajudaram a conseguir uma colocação profissional e a prestar um bom serviço.

Valeska Silveira
Biologia Molecular
Foto Sheila Menegati

Após me tornar especialista em Hematologia Laboratorial e Hemoterapia pelo IPESSP fui convidada a ser docente no CEUNSP, em Itu.

Sheila Menegati
Hematologia Laboratorial
Foto Andressa Germano

Tornei-me em especialista em Citologia Clínica com ênfase em citologia cérvico-vaginal pelo IPESSP e atualmente é Histotécnica no Hospital Brigadeiro.

Andressa Germano
Citologia Clínica
Foto Karen Nogueira

Tornei-me especialista em Hematologia e Hemoterapia Laboratorial pelo IPESSP e atualmente, sou docente do IPESSP e também em outras instituições.

Karen Nogueira
Hemoterapia Laboratorial

A excelência está a um clique de distância

Inscreva-se agora mesmo