Citologia Clínica – 60% de aulas práticas

Carga horária 420 Horas
Data Confirmada Em 27/01/2020
semanal
Data Confirmada Em 11/01/2020
mensal
Citologia Clinica

Citologia Clínica – 60% de aulas práticas

Ícone Doc sobre o curso

Pós-graduação em Citologia Clínica do IPESSP capacita o profissional para a prática da citologia ginecológica (exame de papanicolau) como método preventivo de saúde e de diagnóstico precoce das alterações celulares compatíveis com os processos neoplásicos característicos do câncer de colo uterino.

Além disso, aborda a análise citológica de líquidos (derrames, escarro, secreção de mama e urina) voltada ao diagnóstico de importantes lesões neoplásicas.

Com 60% de aulas práticas, a especialização aborda os mecanismos patológicos gerais, epidemiologia clínica, colpocitologia (citologia ginecológica) e citologia esfoliativa não-ginecológica, controle de qualidade e biologia molecular voltada ao HPV.

Durante esta pós ministrada por módulos de ensino, os profissionais são preparados ainda para a prática da docência e produção de pesquisa citológica das neoplasias.

Público-alvo: Biólogos, biomédicos, médicos, farmacêuticos e bioquímicos.

Ícone Doc Grade disciplinar

A Pós em Citologia Clinica do IPESSP oferece ao aluno o embasamento teórico e prático para a realização de diagnóstico citológico baseado na análise microscópica de material cérvico-vaginal (Exame de Papanicolaou), secreção de mama, derrames cavitários, escarro e urina. O aluno ficará apto a trabalhar com exames citológicos, bem como controle de qualidade em citologia e diagnóstico por biologia molecular em HPV.

Aspectos comuns às diferentes doenças no que se referem às suas causas, mecanismos patogênicos, lesões estruturais e alterações da função de um órgão, fornecendo a base para a compreensão das principais patologias de órgãos e sistemas.

A epidemiologia do câncer no Brasil e no mundo dando ênfase ao câncer de colo de útero, pois é a segunda maior causa de morte, por câncer, na América Latina, ainda que se trata de uma doença tratável quando descoberta em seus estágios iniciais.

Aspecto normal do epitélio cérvico-vaginal e identificação dos processos inflamatórios que podem acometer esse epitélio, com suas possíveis infecções e agentes infecciosos. Identificação morfológica de cada um deles.

Prepara os profissionais para a realização e a interpretação de exames citopatológicos cérvico-vaginais, enfatizando quatro aspectos básicos da patologia: sua causa (etiologia), os mecanismos de seu desenvolvimento (patogenia), as alterações estruturais induzidas nas células e órgãos do corpo (alterações morfológicas) e suas consequências funcionais das alterações morfológicas (importância clínica) e as modernas formas de diagnóstico e prevenção do câncer do colo uterino.

Controle de Qualidade e Procedimento Operacional Padrão (POP) em laboratório de Citologia.

Análise molecular do DNA, RNA e proteínas. Tecnologia do DNA Recombinante. Amplificação e sequenciamento de DNA. Análise molecular dos genes e produtos gênicos para diagnóstico do Papiloma Vírus Humano (HPV).

Capacitar o aluno para a execução de projeto de pesquisa em suas diversas etapas, preparação de aulas, seminários e discussão de casos. O conhecimento e conhecimento científico. A importância da pesquisa na universidade. Diretrizes metodológicas para a leitura, compreensão e documentação de textos e elaboração de seminários, artigos científicos, resenha e monografias. Modalidades de pesquisa. Formas de construção e formatação do projeto de pesquisa.

Prepara os profissionais para atuarem em setores laboratoriais envolvendo o conteúdo de análise de líquidos cavitários, urina, secreção mamária e escarro. Proporciona conteúdo teórico prático necessário à rotina destes exames.

Ícone Doc Nossa Coordenação

Andréia Neves Comodo Navarro

Doutora e mestre em Ciências pelo Departamento de Patologia da UNIFESP, com especialização em Citologia Oncótica pelo Instituto Adolfo Lutz e graduação em Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (2003). Atualmente é docente da Universidade Nove de Julho.

Ícone Doc Informações para matrícula

O Sistema de Matrícula Online do IPESSP possui as seguintes etapas:

1ª Etapa – Fazer a Pré-inscrição na página do curso

2ª Etapa – Em caso de aprovação fazer o pagamento da taxa de matrícula por débito, crédito ou boleto bancário no link “PAGUE AQUI SUA MATRÍCULA” que se encontra na página do curso de interesse ou pode ser paga por depósito bancário e enviar o comprovante para marketing@ipessp.edu.br

3º Etapa – Assim que o pagamento for realizado e a turma confirmada, será enviado um Login e Senha de acesso no link do nosso Sistema de Matrícula Online, para preencher a Ficha de Matrícula e anexar:

. Documentação pessoal: CPF, RG, Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento/Casamento, CV

. Documentação acadêmica: Histórico da Graduação e Declaração de Conclusão da Graduação (se ainda não tiver o Diploma)

. Ter acesso ao contrato assinar e trazer uma cópia junto com a cópia autenticada do Diploma de Graduação no primeiro dia de aula.

Você também poderá nos fazer uma visita no endereço:

Rua Dona Antonia de Queirós, 333, Consolação – São Paulo-SP



Clique aqui para visualizar o Credenciamento FIPESSP, Portaria n° 1.272, publicada no D.O.U

Quantidade de
Alunos
20
Matricula
Valor do Investimento
200,00
Curso Mensal
Valor do Investimento
18x de 785,00
Mensal
Valor do Investimento
24x de 524,00
Mensalidade - Noturno
Valor do Investimento
16x de 654,00

Mais Informações

Deixe seus dados para que possamos entrar em contato.

Inscrição no curso

Faça agora mesmo sua inscrição e garanta sua vaga.



Previsão de Inicio: 27/01/2020 - semanal | 11/01/2020 - mensal | 21/05/2019 -
Quantidade de Vagas: 20
Carga Horária: 420 horas
Observação: É reservado ao IPESSP o direito de alterar datas, horários, programas e cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de inscritos. Neste caso, o candidato poderá solicitar o reembolso do valor pago da matrícula ou, então, aguardar pela nova data a ser comunicada via e-mail ou telefone. Caso a turma prevista aconteça, mas o candidato não queira mais participar da mesma, o pagamento da matrícula não será devolvido para cobrir os custos administrativos.



Voltar e ver página de detalhes do curso

Quiz IPESSP


Para visualizar o Quiz e testar o seu conhecimento, coloque abaixo o seu e-mail:

Como se denomina o conjunto de células do colo uterino?

É a substituição de um tipo de epitélio por outro. Essa substituição se dá, para que haja a descamação, através da substituição de células intermediárias por células mais maduras". Esse conceito se aplica a qual denominação?

Como são denominadas as bactérias que fazem parte da microbiota vaginal, as lactobacillus?

De acordo com o INCA - Instituto Nacional de Câncer, um dos fatores que aumenta o potencial de desenvolvimento do câncer de colo do útero é

Qual o tipo de neoplasia mais comum no colo uterino?




Voltar e ver página de detalhes do curso
Compartilhe